A Microsoft pode liberar para membros do programa Insiders ainda neste mês de janeiro a primeira compilação do chamado Windows 10 Mobile Redstone, que nada mais é do que a nova fase de desenvolvimento da plataforma com foco em dispositivos móveis. Resolvemos separar então um apanhado sobre tudo o que se “sabe” até o momento sobre este grande update, incluindo desde as funções esperadas até o período em que ele deve ser liberado publicamente aos usuários.
Vale atentar que, a atualização deve ser liberada em duas etapas, sendo a primeira para aplicar novos recursos e mudanças, e a segunda destinada a correção de bugs e otimização do sistema.
Principais funções
Até o momento foram relatadas várias funções que estarão presentes na atualização Redstone, sendo vistos inclusive alguns comentários partindo da própria Microsoft. Dentre as principais mudanças esperadas, temos:
- Tela Inicial em orientação paisagem: a Microsoft está trabalhando para entregar esse recurso muito exigido, que deve chegar em breve para Insiders. Pode vir já na primeira atualização.
- Otimizações na Central de Ações: em breve, poderemos ser capazes de fazer mais na Central de Ações. Controle de música e acompanhamento de transferências podem ser algumas das novas adições. Foi dito também que a Central pode se tornar customizável, refletindo mudanças nas cores temáticas da mesma forma como temos no Windows 10 para desktops.
- Melhor integração com desktops que utilizam o Windows 10: você pode começar a usar um aplicativo em qualquer Windows 10 ou Windows 10 Mobile e continuar trabalhando em outro dispositivo conectado a partir de onde você deixou seu trabalho. Todos os dispositivos conectados devem estar utilizando a mesma conta Microsoft.
- Melhorias na Cortana: não só enviar uma mensagem, mas também fazer uma chamada usando o seu PC conectado ao seu celular com mesma conta Microsoft.
- Mais tamanhos e opções de customização para as live tiles: a Microsoft pode trazer mais tamanhos para as tiles e ainda mais opções de personalização com a atualização RedStone. Vale lembrar que nas primeiras builds do Windows 10 Mobile eram vistos dois tamanhos de tiles diferentes, que posteriormente acabaram sendo descontinuados pela Microsoft. É comentado especialmente sobre mudanças com relação à tela de bloqueio.
- Aplicativos nativos atualizados: espere grandes melhorias para todos os principais aplicativos nativos. Explorer, OneDrive, Mensagens + Skype, Loja, Groove Música e vários outros devem receber uma grande atualização com recursos novos. Aplicativo Fotos pode finalmente obter o recurso de auto-aperfeiçoamento e criação automática de álbuns.
- Tiles interativas: a Microsoft tem testado este recurso há algum tempo, porém como as “listas de atalhos” do Windows 10 ainda não podemos confirmar que ela chegará aos dispositivos móveis.
A primeira atualização da Redstone deve ser liberada entre maio e junho, enquanto a segunda chegaria apenas no final de 2016. Mesmo essas datas sendo previstas, a Microsoft não divulgou qualquer comentário oficial sobre o assunto.
FONTE: TudoCelular