Acabar com o Facebook é importante
O co-fundador do Facebook, Chris Hughes, diz que é hora de acabar com a gigante das mídias sociais. Ele acredita que a empresa e o CEO Mark Zuckerberg têm muito controle sobre nossas notícias, o mercado de mídia social e a sociedade em geral. Ele está defendendo que as aquisições do Instagram e WhatsApp sejam derrubadas, bem como um novo órgão do governo sendo formado para regulamentar as empresas de mídia social.
No editorial do New York Times , Hughes apresenta um argumento convincente para romper o Facebook. Ele acredita que a empresa que ele ajudou a criar em um dormitório em Harvard se tornou grande demais e deve ser regulamentada.
Para cada dólar gasto em publicidade na mídia social, 84 centavos vão para o Facebook. Seus números de usuário mensais médios são surpreendentes também. Eles projetaram suas diferentes plataformas para interconectar em um esforço para manter os usuários clicando e voltando.
O Facebook e seus concorrentes
Hughes descreve que a razão pela qual o Facebook se tornou tão grande é sua postura agressiva em relação aos concorrentes. Em muitos casos, o Facebook comprou seus concorrentes ou simplesmente os copiou, eliminando-os. Isso torna quase impossível competir com o Facebook em qualquer mercado em que eles estejam ativos. Tem havido muito pouco financiamento para novas empresas de mídia social desde que o Facebook assumiu. Nenhuma grande plataforma nova surgiu desde 2011.
Depois de escândalo após escândalo, muitos usuários expressaram frustração por não haver outro lugar para ir além do Facebook. Eles não têm um único concorrente legítimo. Alguns usuários abandonaram o Facebook para o Instagram, sem saber que o Facebook é o dono disso também. O argumento é que controlando nossas notícias através do feed de notícias do Facebook, nossas mensagens através do WhatsApp e nossa mídia através do Instagram, a Hughes acredita que o Facebook ficou muito poderoso. Zuckerberg não tem patrão, não pode ser demitido e controla 60% das ações com direito a voto da diretoria da empresa.
Hughes e suas reclamações sobre a rede social
Uma das maiores reclamações de Hughes é como o Facebook gerencia o conteúdo. Seus algoritmos podem fazer ou quebrar empresas, dependendo de onde as posicione nos feeds dos usuários. Há pouca ou nenhuma supervisão sobre o que o Facebook pode e não pode fazer em relação a como ele lida com privacidade, discurso de ódio e notícias falsas.
Para começar a trazer o Facebook de volta ao controle, Hughes descreve dois passos principais que devem ser dados. Primeiro, ele acredita que as aquisições do Instagram e do WhatsApp devem ser derrubadas. Ele quer que essas sejam empresas separadas que Zuckerberg e Facebook não controlam.
Em segundo lugar, ele está defendendo a criação de um órgão do governo para regular a indústria de mídia social. Este órgão do governo estabeleceria regras para o que é classificado em liberdade de expressão versus discurso de ódio. Eles também teriam a tarefa de garantir que as empresas de mídia social protejam adequadamente a privacidade dos dados dos usuários aos quais são confiadas.
Ele vê as propostas recentes de políticos em regulamentar e separar grandes empresas de tecnologia como esperançosas. A influência do Facebook como um todo veio para ficar, mas apenas o tempo dirá quanto permanece sob seu controle.
Segundo ponto de vista
Para trazer algum contraponto às opiniões de Chris Hughes, seu pedido por supervisão envolve mais burocracia e falta de confiança no direito do público de escolher quais plataformas usar. Talvez o domínio do Facebook de hoje seja vencido uma década depois por uma ideia nova e melhor. Pense no Windows da Microsoft há uma década e no monopólio de busca do Google, que ainda está em andamento.