Uma medida está dando o que falar na Europa, mas nós garantimos que, embora não pareça, ela beneficia, sobretudo, aos menos atentos e aos portadores de deficiência visual. Trata-se da obrigação na emissão de ruídos em veículos elétricos, esses que são considerados silenciosos.
A exigência vem do parlamento britânico e foi adotada por toda a União Europeia. Isso significa que todos os carros vendidos por lá (na Europa), deverão emitir um ruído semelhante ao de veículos à combustão.
O Acoustic Vehicle Alert System – AVAS, deverá ser criado pelas montadores e não há uma norma padrão para um único som entre todos os veículos, desde que o ruído seja igual ao de veículos que fazem a queima de combustíveis.
Especialistas e ONGs impulsionaram aprovação da medida
ONGs e especialistas em segurança de trânsito foram fundamentais para o impulsionamento da medida, até sua aprovação, levando em consideração o argumento de que a omissão do ruído causado pela tecnologia limpa, pode provocar acidentes aos menos atentos, sobretudo aos deficientes visuais que dependem do som para se locomover nas cidades.