Na onda dos aplicativos “Lite“, o Spotify anunciou e disponibilizou o ‘Spotify Lite‘, que nada mais é do que uma versão simples e básica do Spotify, com os recursos principais de ouvir e buscar músicas e com o diferencial em ser econômico, para agradar aos usuários com internet mais lenta e pouco acessível, sobretudo em países em desenvolvimento.
Esse tipo de aplicativo “lite” se tornou bastante popular e já ganhou versões do Uber, Messenger e até mesmo do Facebook, visando exatamente a economia de dados e utilização de recursos. O Spotify Lite tem aproximadamente 10 MB enquanto o aplicativo principal do pode exigir 100 MB de armazenamento. O lite vem com um novo recurso importante: a capacidade de definir um limite de dados e receber uma notificação quando for atingida, o que é uma necessidade para pessoas que precisam sempre estar atentas ao uso de dados.
O Spotify Lite está disponível para smartphones Android 4.3 e superior, e, segundo o próprio Spotify, pode ser utilizado até mesmo em redes 2G. Ele também possibilita a escolha de opções de dados conforme o plano contrato. O Spotify diz que o aplicativo é destinado a complementar o aplicativo do Spotify convencional e que as pessoas devem selecionar “o que melhor se adequar a elas”.