- Publicidade -

Google está indexando links de grupos do WhatsApp

Quem diria que links de convite para grupos de WhatsApp, que facilitam a vida de muita gente, poderiam causar dor de cabeça para seus administradores? Convites para bate-papos em grupo do mensageiro estão sendo indexados pelo Google, fazendo com que os links de convite — incluindo links para chats privados de grupo — sejam descobertos e disponíveis para quem quiser participar, de acordo com a Motherboard.

- Publicidade -

O jornalista Jordan Wildon disse no Twitter (veja o tweet abaixo) que descobriu que o recurso “Convidar via link” do WhatsApp permite que grupos sejam indexados pelo Google, disponibilizando-os na internet, já que os links estão sendo compartilhados fora do serviço de mensagens privadas seguras do WhatsApp.

Seus grupos do WhatsApp podem não ser tão seguros quanto você pensa. O recurso “Convidar via link” permite que os grupos sejam indexados pelo Google e geralmente estão disponíveis na internet. Com alguns termos de pesquisa de caracteres curinga, você pode encontrar facilmente alguns grupos… interessantes.

A Motherboard foi capaz de encontrar grupos privados usando pesquisas específicas do Google (e os resultados incluíram muitos grupos de compartilhamento de pornografia). Uma vez que se juntaram a um grupo — destinado a ONGs credenciadas pela ONU — eles tiveram acesso a todos os participantes e seus números de telefone.

Os administradores de grupo podem invalidar um link para um chat se quiserem, mas Wildon diz que descobriu que, nessas situações, o WhatsApp apenas gera um novo link; ele não necessariamente desativa o link original. Os links do grupo de WhatsApp vêm com avisos anexados, lembrando a pessoa que gera o link para compartilhá-lo apenas com pessoas em quem confia.

Aviso do WhatsApp ao abrir o link de convite para grupos. Foto: Tecstudio

• Veja também: Modo escuro finalmente é liberado no WhatsApp

O que dizem o WhatsApp e o Google

A porta-voz do Facebook/WhatsApp, Alison Bonny, disse em um e-mail ao The Verge que “como todo o conteúdo que é compartilhado em canais públicos pesquisáveis, links de convite que são postados publicamente na internet podem ser encontrados por outros usuários do WhatsApp”, acrescentando que “links que os usuários desejam compartilhar privadamente com pessoas que conhecem e confiam não devem ser postados em um site acessível publicamente”.

O Google se recusou a comentar o registro, mas Danny Sullivan, ligação pública da gigante de buscas, tuitou que “Mecanismos de busca como o Google e outros listam páginas da web abertas. Isso é o que está acontecendo aqui. Não é diferente de qualquer caso em que um site permite que URLs sejam listados publicamente.” Ele incluiu um link para instruções no Centro de Ajuda do Google para impedir que o conteúdo seja incluído nos resultados de pesquisa.

- Publicidade -