Há aqueles que usem seus computadores com bastante frequência para diversas atividades como baixar séries e filmes, como também instalar jogos e programas. Geralmente essas atividades levam um certo tempo para serem concluídas, fazendo com que o PC fique seja encerrado apenas após o término da operação. Mas algo que muitos ainda não sabem é que o PC pode ser programado para desligar automaticamente.
Neste tutorial você irá aprender a programar seu PC para desligar sozinho após um certo período. Vale lembrar que esta função foi testada em computadores com sistema operacional Windows 7, 8/8.1 e 10, além do open source Ubuntu.
PC Windows
- O primeiro passo para programar o desligamento automático do PC com o sistema operacional da Microsoft, é acessando o Prompt de Comando. Vale lembrar essa ferramenta do Windows pode ser acionada de várias formas. Veja dois exemplos abaixo:
2. Na caixa de texto do Prompt de Comando, digite “shutdown -s -t SEG“, sem as aspas, substituindo o ‘SEG‘ pelo valor de segundos em que o PC será desligado.
Exemplo: Usando o comando “shutdown -s -t 7000”, o PC será desligado em 1 hora e 56 minutos.
3. Para desativar o desligamento automático programado, basta digitar “shutdown -a”, sem aspas.
Vale lembrar que o comando “shutdown -s -t SEG” pode ser feito também pelo Executar (acionado pelo WinKey + R). Porém em testes com um computador com Windows 10, o comando não executou de forma correta em diversas vezes, tendo seu desligamento simplesmente ignorado.
Ubuntu
No sistema operacional baseado em Linux, o procedimento ocorre de forma similar ao Windows.
- Pressione Ctrl + Alt + T e abra o Terminal.
- Aplique o comando “su”, sem aspas, e em seguida digite a senha do administrador do sistema.
- Na caixa de texto, digite “shutdown -h +MIN” (sem aspas). Observe que diferentemente do Windows que utiliza o valor em segundos, o Ubuntu usa os valores em minutos.
Exemplo: Usando o comando “shutdown -h +116” o PC será desligado em 1 hora e 56 minutos.
Para desligar o comando no Ubuntu, basta fechar a janela do Terminal.