O mês de janeiro está chegando ao fim, mas as novidades sobre tecnologia estão apenas começando em 2021. O mercado de smartphones pode sofrer baixas ao longo dos próximos meses, mas também deve ganhar novidades no sistema Android e na família iPhone.
Por outro lado, o governo brasileiro quer tornar obrigatória a presença de rádio FM em celulares produzidos no Brasil. Quer saber os detalhes de cada assunto? Então, fique ligado nesta edição do Plantão TC.
Linha Galaxy Note pode chegar ao fim em 2021
A linha Galaxy Note sempre foi sinônimo de celulares premium com a canetinha cheia de funções extras. Mas ela pode estar chegando ao seu fim neste ano de 2021. O leaker Ice Universe publicou uma imagem com os dizeres “O fim”, em inglês, e o nome da série da Samsung na legenda.
O indício reforça ainda mais os rumores que já acompanhamos há um tempo de que a coreana realmente quer colocar um ponto final na família Note. Ainda mais agora que o Galaxy S21 Ultra tem suporte à S Pen e os dobráveis da marca podem ganhar o espaço que ficaria vazio com o término da linha premium.
E por falar nos Galaxy S21, a Samsung já abriu o site para registro aos interessados em adquirir um dos modelos da nova família de smartphones da marca, ou os novos fones Galaxy Buds Pro. Os dispositivos devem estrear em solo brasileiro no próximo dia 9 de fevereiro.
LG próxima de vender divisão mobile
E o mercado de celulares poderá sofrer outra baixa nos próximos meses. Mais detalhes revelados nesta semana mostram que a LG realmente pretende vender a sua divisão móvel em breve. Até já teria data para o processo começar. Em meados de março, a marca deve encerrar suas atividades no setor de smartphones, como preparativo para a venda.
Mas calma, não seria uma saída definitiva da marca coreana no segmento. Caso as informações estejam corretas, a LG vai criar e vender somente um dispositivo todo ano e ainda deve lançar seu esperado aparelho com tela rolável em breve. O restante ficaria terceirizado.
As maiores consequências disso seriam as demissões, que representariam algo em torno de um terço dos atuais quase 4 mil funcionários. O restante seria dividido entre ficar em outro departamento ou seguir com a empresa compradora. Essa seria uma história de longa data entre LG e smartphones que pode estar próxima do fim.
Android 12 com possíveis novidades
Antes de falarmos sobre iPhone, ainda falta um assunto para a gente completar os temas ligados ao Android. A futura versão 12 do sistema do Google teve uma série de vazamentos revelados nos últimos dias. Um deles indica que ela poderá receber atualizações diretamente pela Play Store. A intenção seria trazer mais rapidez em comparação ao que temos hoje com o modelo OTA.
Outro recurso se trata de segurança digital. O usuário conseguiria bloquear os apps de usar a internet do celular. Na prática, seria uma forma de incluir uma camada extra de controle de privacidade, para garantir que o uso aconteça somente quando o usuário abrir o aplicativo.
Uma novidade aguardada é o compartilhamento da rede de internet sem fio com dispositivos próximos da sua localização. O recurso apareceria como sugestão na barra de notificações e evitaria que você precisasse passar a senha do Wi-Fi toda vez que alguma visita chegasse na sua casa. O Android 12 quer evitar mais constrangimentos, pelo visto.
Por último, o Google estaria trabalhando para melhorar o modo de tela dividida, com a inclusão do App Pairs. Ele seria uma ferramenta para agrupar dois aplicativos pela barra de tarefas e criar atalhos para o acesso mais rápido. Em resumo, o Android 12 teria o foco em ser mais fácil, seguro e funcional. Mas ainda tem muito pela frente até a gente conhecer o que virá na próxima versão do sistema operacional.
Celulares produzidos no Brasil deverão ter rádio FM
Se você ainda é um ouvinte de rádio FM, deverá ficar feliz com esta notícia. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse na última semana que todos os celulares fabricados no Brasil virão com a função ativada.
As principais empresas do mercado de smartphones no Brasil não possuem obrigação de habilitar o rádio FM em seus aparelhos, mesmo que a maior parte dos modelos de entrada e intermediários tenham a função. O problema da fala de Fábio é que ele não deu detalhes sobre a implementação da medida.
Atualmente, já existe um Projeto de Lei em tramitação na Câmara para exigir rádio FM de fábrica, sem precisar de conexão à internet. O autor do projeto é o deputado federal Sandro Alex. Ele declarou que 97% dos dispositivos produzidos no mundo têm o receptor interno, mas somente 34% contam com o transmissor FM ativado.
Se, por um lado, a ação pode agradar aqueles que ainda curtem as ondas sonoras do rádio. Por outro, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica já alertou sobre o PL ferir o princípio da livre iniciativa. E para completar, ainda atrapalharia a chegada de celulares importados ao país.
Apple
21 Jan
Apple
21 Jan
iPhone 13 com notch menor e mais recursos de câmera
Chegou a hora de falarmos sobre o principal tema da semana. O iPhone 13 já teve informações vazadas nos últimos dias. A principal delas sinaliza que o futuro celular da Apple terá um notch com tamanho menor, tudo graças a melhorias no Face ID.
A “maçã” passaria a usar uma lente 6P no lugar da atual 5P no sensor frontal. Isso deve modernizar o design para abrigar uma série de módulos e o iluminador em um único componente. O resultado é uma economia no espaço de dentro do entalhe.
Ainda falando sobre o iPhone 13, ele tende a receber o recurso de estabilização visto no iPhone 12 Pro Max, mas agora em toda a família. Isso significa que não será necessário gastar mais dinheiro com os modelos Pro, se os mais básicos já atenderão em câmera.
E não é só isso. O ano de 2021 da Apple ainda poderá trazer um novo aparelho da marca: o iPhone SE Plus. O foco do dispositivo estaria em atender o público que quer comprar o SE convencional, mas acha a tela muito pequena.
Sem contar que ele teria o mesmo chip A14 presente na família iPhone, mas entregaria apenas conectividade 4G e display LCD, para baratear o custo. Em outras palavras, a Apple poderá fazer importantes mudanças para a linha principal de iPhones, mas sem deixar para trás uma opção mais acessível, que seria o SE Plus.
E para você, a Apple acerta nas novidades que deverá lançar em 2021? A linha Galaxy Note e os celulares da LG farão falta ao mercado, caso realmente cheguem ao fim? O que você espera do Android 12? E rádio FM é uma necessidade em smartphones na sua opinião? Pode comentar à vontade no espaço abaixo.