A Microsoft está a adicionar os famosos códigos QR em sua tela de erro mais conhecida como ‘Tela Azul da Morte’ (BSOD). A mudança é uma das principais no BSOD do Windows, desde o Windows 8, quando a companhia substituiu diversas informações sobre o erro ocorrido por uma carinha triste seguida de um breve texto com o código do erro reportado.
Veja também: Dual Câmera será o futuro da fotografia em telefones celulares?
A ideia da introdução dos códigos QR é para facilitar a vida dos ‘azarados’ que se depararem com a tela de erro do sistema. Com o código, o usuário poderá facilmente digitalizar o QR e encontrar informações sobre o erro, como também, a solução de problemas através de artigos e suporte técnico. A adição do recurso é algo interessante de ser, uma vez que a aparição da tela é temporária, levando em questão de segundos para o computador ser reiniciado automaticamente. Outro fator, é a dificuldade em se achar resultados e soluções para os problemas abrangidos na BSOD do Windows. Muitos códigos deles não são se quer encontrados em artigos, e acabam sendo reportados pelos usuários em fóruns de discussão pela internet.
Não se sabe ainda como funcionará a digitalização dos códigos e para qual conteúdo seremos redirecionados, porém, tudo leva a pensar que a Microsoft esteja empenhada em ter mais contato com os usuários afetados com problemas da tela azul da morte. Existe a possibilidade do QR redirecionar o usuário ao suporte técnico online que a empresa oferece ao sistema Windows, porém nada é confirmado.
Confira também: Cortana da Microsoft está virando Jarvis da vida real
Windows 10 Anniversary Update
Os códigos QR na BSOD estarão disponíveis no sistema, a partir da próxima atualização final do Windows, a Anniversary Update. Esta atualização deverá chegar na metade do ano, segundo a Microsoft.