- Publicidade -

ADEUS MOTOROLA! Lenovo anuncia planos que “matam” anos de história

07221058162633-t1200x480

- Publicidade -

Enquanto todos esperam por boas notícias e grandes lançamentos na CES 2016, eis que surge um catastrófico anúncio, e é da Lenovo. O CEO da Motorola, Rick Osterloh, disse em entrevista hoje na CES que a marca “Motorola” vai lentamente ser substituída por Lenovo. Em resumo, o nome da empresa que inventou o celular vai deixar de existir no mundo mobile.”

Nós vamos lentamente apagar a marca Motorola e focar na linha ‘Moto’”, disse Osterloh

O que se espera na verdade, é que a Lenovo introduza sua marca mas continue utilizando o nome “Moto” em seus smartphones, prática bem semelhante como a que a Microsoft utilizou na compra da divisão Mobile da Nokia, que ao invés de reinventar um nome para sua linha de smartphones, e até mesmo por questão de marketing, continuou utilizando o nome “Lumia”.

Histórica

Por outro lado, a atual Motorola vai assumir completamente a divisão mobile da Lenovo, que sempre sofreu para emplacar grandes sucessos, tanto na Ásia quanto no resto do globo.

A Motorola, por sua vez, teve nomes que ficaram para a história, como DynaTAC e o imensamente popular nos anos 2000 Motorola V3. Mais recentemente, depois de ter sido comprada pela Google, a empresa lançou a sua linha Moto e tem tido sucesso considerável nas Américas, porém não fora dessa região.

Apesar de a decisão da Lenovo parecer sensata do ponto de vista estratégico, alguns especialistas se perguntam se é realmente sábio “matar” uma marca de tamanha importância.

“A Lenovo não tem uma marca ruim, mas ‘Motorola’ significa muita coisa”, disse Carolina Milanesi, da Kantar WorldPanel ao CNET. Ao comprar a empresa das mãos da Google em 2014, o CEO da Lenovo disse em entrevista: “essa marca é o nosso tesouro. Nós planejamos não apenas protegê-la, mas torná-la mais forte”.

Quando isso vai acontecer?

Acredita-se que os primeiros smartphones lançados sem a marca Motorola devam aparecer no mercado mundial em um ano, e a Lenovo pretende introduzir os aparelhos da linha Moto nos mercados asiáticos como uma série de aparelhos “superpremium”. Onde a Lenovo ainda não está presente, mas a Motorola sim, vão ser lançados aparelhos mais baratos da marca chinesa.

Essa notícia, apesar de não impactar apenas no Brasil, traz um bocado de insegurança e dúvidas para os fãs da marca por aqui. Hoje mesmo, a empresa anunciou um reajuste salgado nos preços dos Moto G e Moto X Play em todas as suas variantes, o que também não agradou muito, uma vez que a marca já foi no país o ícone do custo-benefício.

FONTE: TECMUNDO

Este anúncio sobre o fim da marca Motorola, rebate todos os rumores sobre a venda da empresa que estavam circulando na internet na últimas semanas. Talvez a Lenovo não tenha recebido uma proposta à altura e mesmo assim, caso uma suposta venda da Motorola fosse concluída, a Lenovo não poderia utilizar o nome “Moto” em seus novos smartphones, ou talvez ficasse no prejuízo, já que a empresa não vem apresentando lucros tão satisfatórios.

- Publicidade -