Como de costume, a Kantar liberou um novo relatório da quota de mercado de smartphones para os três meses encerrados em abril deste ano. O relatório mostra o estado critico que o Windows Phone está passando. Sem nenhum crescimento a meses, o sistema da Microsoft continuou a decair chegando a ter uma queda de 8,4% na França e 6,4% na Itália.
O Android e iOS se destacaram na Grã-Bretanha, região onde obtiveram a maior quota de mercado durante os três meses. “O Android representou 58,5% do mercado nesse período, um ganho de 4,1% ano-a-ano “, disse Dominic Sunnebo. O iOS obteve um leve crescimento de 0,4%, alcançando 35,1% da fatia do bolo. O Android cresceu não só na Grã-Bretanha, como em outros países como Europa, China e até mesmo Estados Unidos, alcançando um crescimento de 5,2% no mercado norte-americano.
Vale lembrar que aproximadamente 10% dos novos usuários de Android vieram do Windows Phone. Isso se deve a reestruturação na disponibilidade de aparelhos com Windows Phone no mercado, além da Microsoft diminuir massivamente a distribuição de atualizações para dispositivos antigos. Já no sistema da Apple, o crescimento de usuários que vieram de um dispositivo Android foi de 21,8%.
Microsoft: Sinal vermelho para os smartphones
Apesar dos acontecimentos recentes, como a interrupção de vendas dos aparelhos Lumia em alguns mercado – incluindo o Brasil, e o abandono de uma boa parte de aparelhos que não foram atualizados para o Windows 10 Mobile, a Microsoft precisa se alertar caso ainda queira continuar firme nesse setor. Vale lembrar, que a presença de OEM’s parceiras do sistema mobile da gigante de Redmond está cada vez mais forte. Porém, o descontentamento dos usuários que abandonaram ou planejam migrar para outro sistema vêm de outros fatores ligados ao software.