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Por que a Microsoft existe? Como a CEO Satya Nadella respondeu à pergunta existencial do gigante tecnológico

O primeiro produto da Microsoft mostrou o caminho para remodelar o futuro da empresa.

Quando Satya Nadella tornou-se CEO da Microsoft em 2014, ele fez uma grande pergunta: por que a empresa precisa existir?

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A Microsoft passou por décadas em uma visão clara: colocar um PC com Windows em cada mesa. Mas, muito antes de assumir o cargo, esta missão foi amplamente realizada (e cada vez menos relevante em um mundo de smartphones e computação em nuvem). Então a questão era, o que fazer depois?

“Quando entrei na Microsoft em 1992, costumávamos falar sobre um PC em cada casa e em cada mesa como nossa missão. Era tangível, claro, sucinto e muito empolgante porque era claro o que a empresa era e o que estávamos tentando para terminar “, disse Nadella, falando em Londres na semana passada.

“Mesmo no final dos anos 90, pelo menos no mundo desenvolvido, conseguimos isso e, depois disso, foi um pouco obscuro: qual é o nosso propósito? Por isso, pensei que era importante para mim em 2014 fazer a pergunta, a pergunta existencial: por que a Microsoft existe? E então tente responder isso para mim e para todos nós”.

Talvez inesperadamente, Nadella disse para obter essa resposta, ele voltou ao primeiro produto que a Microsoft criou, um interpretador básico para o Altair 8800 .

“E há tudo sobre quem somos: criamos tecnologia para que outros possam criar tecnologia”, disse ele.

“Empoderando pessoas e organizações em todo o planeta para conseguir mais. Cada uma delas é uma palavra chave para nós. Não é sobre nossa tecnologia, é sobre o que as outras pessoas podem fazer com a nossa tecnologia”.

“Eu queria que voltássemos a esse sentido de propósito. Muito aconteceu desde o Altair, não podemos dizer” voltemos às raízes e construamos um interpretador básico para o Altair “, mas [para] o computador quântico , podemos construir as ferramentas de desenvolvimento “, disse ele.

Alterar a famosa cultura de cobrança dura na Microsoft não foi fácil, ele reconhece. Por exemplo, ele teve que apresentar um livro sobre a comunicação “não-violenta” para a equipe de liderança da Microsoft como forma de incentivá-los a se comunicarem melhor.

Parte do problema era que os executivos já haviam sido enviados em um curso sobre perguntar “perguntas de precisão”.

“A ideia era destruir a ideia de alguém nos primeiros cinco minutos, pedindo essas questões analíticas altamente precisas para interromper a hipótese do falante. Qual é realmente uma ferramenta analítica muito útil para ter, mas estava sendo usada como um instrumento de ofensa”, Natella disse.

“Então, esta é uma das razões pelas quais eu disse que, se formos uma equipe de liderança efetiva, teremos que praticar essa comunicação não-violenta”.

Uma mentalidade de crescimento

Em vez disso, Nadella quer criar uma “mentalidade de crescimento” na cultura da empresa, apesar do considerável cinismo em torno desses projetos.

“Havia um homem que uma vez me disse” A única cultura que eu gosto está no meu iougurte “. [Mas] se você não reconhece que a cultura é o ingrediente que você precisa para conduzir sua linha superior e linha de fundo , acho que você pensará mais claramente depois do seu primeiro sucesso “, disse ele, mas admitiu:” Uma das minhas maiores preocupações com este livro e até mesmo falar sobre isso será visto cinicamente como apenas propaganda corporativa “.

Nadella também é um grande crente no uso da empatia nos negócios, argumentando que pode criar uma melhor compreensão do que os clientes realmente precisam. Ele estava em Londres promovendo seu livro Hit Refresh , sobre sua tentativa de “redescobrir a alma da Microsoft”.

“Quando penso no nosso negócio, no essencial, devemos impulsionar a inovação que satisfaça as necessidades não atendidas e não articuladas dos clientes. É isso. Se você quiser conseguir o sucesso comercial, você deve entender isso, ” ele disse.

“Você não pode simplesmente dizer” Vamos ouvir os clientes e fazer o que eles nos pedem para fazer “porque isso não é o que eles realmente querem que você faça. Eles querem que você vá além de suas palavras e entre em contato com suas necessidades reais Isso exige, na minha opinião, o mais profundo senso de empatia. Agora, o verdadeiro desafio é que você não pode ir ao trabalho e dizer “deixe-me mudar esse botão de empatia e ser ótimo no negócio”.

Em termos de tecnologia, Nadella disse que a realidade aumentada, inteligência artificial e computação quântica serão áreas-chave de foco.

“A realidade mista é a melhor experiência em computação ou computação. Seu campo de visão é a combinação de análogo e digital”.

“Esse é o mundo para o qual estamos voltando quando falamos sobre as primeiras formas de realidade virtual: realidade aumentada – é por isso que pensamos nisso como uma realidade mista. É um mostrador que você poderá virar:” Eu quero ser totalmente imerso em algo “ou” eu quero ver o mundo real com objetos artificiais “, então estamos construindo para isso”.

“Eu acho que vai mudar a colaboração, vai mudar o comércio, vai mudar a noção de presença. Design e colaboração estão sendo fundamentalmente transformados”, acrescentou Nadella.

Nadella disse que a realidade mista e a AI ainda estão em seus estágios iniciais, enquanto a computação quântica ainda está em fase de pesquisa. Mas ele acrescentou: “O que vai ser fundamental para nós como uma empresa é levar essas três tecnologias e aplicá-las com nosso senso de propósito: como vamos e resolver alguns dos problemas prementes do mundo? É assim que eu sinto sobre tecnologia e nosso propósito “.

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