Uber perde a licença
A partir de 30 de setembro, a Uber será um serviço de licenciamento sem licença na cidade de Londres, já que a Transport for London (TfL), a autoridade de transporte da cidade, considerou que a empresa e seu serviço não atendem aos padrões de licenciamento. A Uber Londres está perto do seu fim.
- Uber: Jo Bertram, líder da empresa no norte europeu, sai em meio a uma batalha da licença de Londres
Em um comunicado à imprensa , a TfL disse que a empresa não está em forma e adequada, citando vários problemas que foram tratados mal por Uber que mostram “falta de responsabilidade corporativa”. Especificamente, a TfL aponta para a forma como Uber lida com verificações de antecedentes, relatos de infrações penais, atestados médicos e uso de software de rastreamento Greyball que às vezes foi usado para evitar que funcionários assumam tarefas regulatórias ou de aplicação da lei.
A Uber tem 21 dias para apelar a decisão. O gerente geral da Uber London, Tom Elvidge, deixou claro à BBC que pretendem lutar, dizendo que a decisão afeta milhares de motoristas da Uber na cidade, bem como os 3,5 milhões de pessoas que dependem do serviço para se locomover.
A história se repete
“Ao querer banir nosso aplicativo da capital, Transportes para Londres e o prefeito cederam a um pequeno número de pessoas que querem restringir a escolha do consumidor”, disse Elvidge à BBC. “Se esta decisão estiver em pé, ele colocará mais de 40.000 motoristas licenciados fora do trabalho e privará os londrinos de uma forma de transporte conveniente e acessível”.
Esta não é a primeira vez que Uber foi banido de uma grande cidade ou deixado sozinho. Em 2016, Uber e Lyft deixaram o Austin, Texas, seguindo as diferenças nas opiniões relacionadas às verificações de antecedentes da impressão digital do motorista, embora ambos voltissem para a área no início deste ano. A Itália, entretanto, proibiu o serviço em abril, chamando-o de “concorrência desleal para os táxis na Itália”.
O Download do MIT afirma que a perda de negócios em Londres seria um grande golpe para a empresa que reza, embora ainda possa operar enquanto o processo de recurso se desenrola. Poderia ser um longo e prolongado processo, mas espero que Uber e Transportes para Londres possam chegar a um acordo, com o primeiro finalmente a decidir mudar seus caminhos para melhor.