WhatsApp falso
Mais de 1 milhão de pessoas baixaram um aplicativo cópia do WhatsApp na Google Play Store, de acordo com um relatório da The Hacker News. O aplicativo, oficialmente chamado de do WhatsApp Messenger Update , foi projetado para se parecer exatamente com o aplicativo oficial do WhatsApp e foi carregado por um desenvolvedor que se chamava de “WhatsApp Inc.”, uma tentativa aberta de enganar mesmo os usuários mais exigentes.
Quanto à forma como o desenvolvedor conseguiu escapar com o nome WhatsApp Inc., parece que ele “adicionou um espaço de personagem Unicode após o nome real da WhatsApp Inc.”, essencialmente enganando usuários desavisados em acreditar que estavam baixando um aplicativo legítim de propriedade do Facebook.
O que há nesse app?
O aplicativo em si, como você pode esperar, parece ser um cliente de bate-papo rudimentar, mas seu objetivo real é enganar os usuários para clicar em anúncios de terceiros e coagi-los no download de software presumivelmente mal-intencionado.
O aplicativo em si tem permissões mínimas (acesso à internet), mas é basicamente um wrapper carregado por anúncios que possui algum código para baixar um segundo apk, também chamado de “whatsapp.apk”. O aplicativo também tenta ocultar-se por não ter um título e ter um ícone em branco.
O aplicativo desde então foi removido da Google Play Store, mas um instantâneo do aplicativo mostra os comprimentos aos quais os desenvolvedores foram enganar os usuários para pensar que era o verdadeiro negócio.
O Google não emitiu uma declaração oficial sobre o assunto, embora tenha dito que estava investigando o assunto.