A Apple atualizou sua página de suporte da App Store com novas métricas. A partir do dia 6 de novembro de 2017, o iOS 11 já estava instalado em cerca de 52% dos iPhones e iPads atualmente em uso. 38 por cento dos dispositivos ainda executam o iOS 10 e apenas 10 por cento das pessoas estão usando uma versão anterior do iOS.
A Apple geralmente atualiza esta página bastante rapidamente após o lançamento de uma atualização importante do iOS. Este ano, a empresa esperou um pouco mais quando o iPhone X foi lançado apenas na semana passada, criando um novo influxo de usuários do iOS 11.
E parece que a taxa de adoção é um pouco mais lenta este ano. No ano passado, a Apple informou aproximadamente os mesmos números, em 11 de outubro, com 54% dos usuários que usam o iOS 10.
O iPhone X poderia ser parte da razão pela qual demorou mais para alcançar o mesmo número. Mas a teoria é que os emojis são a principal força motriz quando se trata de atualizações do iOS – por incrível que pareça.
No ano passado, o iOS 10.0 foi enviado com dezenas de novos emojis. Este ano, a Apple adicionou novos emojis como parte do iOS 11.1, que foi lançado na semana passada.
Muitos usuários não querem ser deixados para trás quando se trata de novos emojis. Tornou-se uma parte tão importante da cultura pop que muitos usuários querem poder ver todos os emojis e não apenas os pontos de interrogação dos personagens desaparecidos.
Ainda assim, 52% da participação de mercado em apenas alguns meses é bastante impressionante. A maioria dos usuários Android ainda está usando o Android 6.0 Marshmallow. O Google lançou esta versão há mais de dois anos.
A Apple está atualmente trabalhando no iOS 11.2. Esta versão deve estar disponível em apenas algumas semanas e vem com os principais recursos novos para clientes dos EUA – Apple Pay Cash. Isso pode ser suficiente para empurrar a vontade de atualizar o software pelas pessoas.