Google Files Go, em versão beta
O Google hoje decidiu lançar seu novo aplicativo Android Files Go em beta pública para alcançar um grupo mais amplo de testadores. A empresa preparou-se para anunciar o seu novo gerenciador de arquivos para o Android em dezembro, mas esses planos foram frustrados no início desta semana, quando o aplicativo foi manchado na natureza durante o teste. Enquanto o gerenciamento de arquivos é o foco do Files Go, o aplicativo também inclui outras ferramentas úteis, como aquelas que ajudam os usuários a recuperar espaço limpando a desordem desnecessária, bem como um utilitário de transferência de arquivos que funciona de forma offline usando o Bluetooth.
A empresa anunciou silenciosamente a abertura beta mais ampla de Files Go esta manhã, através de um tweet.
Essencialmente, a Google decidiu capitalizar o interesse no novo aplicativo, graças à sua exposição através da cobertura da mídia. Em vez de continuar a manter a calma em relação aos seus planos, como antes, abriu os arquivos para os testadores beta que desejam obter um primeiro olhar antes do lançamento público.
O aplicativo beta agora retornou ao Google Play, onde está listado como “Files Go Beta: libere espaço no seu telefone (não lançado)”.
A descrição, como antes, detalha suas características – incluindo sua capacidade de ajudar a localizar e excluir spam e duplicar fotos; suporte para compartilhamento de arquivos off-line; seu utilitário de gerenciamento de arquivos; e sua ferramenta que recomenda qual dos seus aplicativos raramente usados pode ser removido para ajudar a liberar espaço no seu telefone.
O aplicativo em si é bastante leve, como um download de menos de 6 MB.
Embora as primeiras especulações tenham sido a de que a Files Go estava voltada para mercados emergentes, entendemos que está no bom caminho para um lançamento global, começando em dezembro.