Atualmente é quase impossível não achar smartphones que tenham diversos sensores. Com o avanço da tecnologia e melhorias nas funções dos principais sistemas, os sensores trazem utilidades de grande importância, entre eles o de proximidade. Mas de acordo com informações do laboratório de pesquisa Elliptic, uma tecnologia está prestes a substituir os sensores de proximidade.
Segundo Laila Danielsen, CEO da Elliptic, o microfone e auto-falante do aparelho poderão substituir a principal função do sensor de proximidade, que é detectar quando o usuário se aproxima da tela. A função é bastante usada para bloquear a tela durante uma ligação, ou até mesmo atender chamadas e ler notificações com um passar de mão sobre o aparelho.
A nova tecnologia usaria o auto-falante para emitir sons em frequências de ultrassom (neste caso, entre 23kHz e 35kHz ao redor) e os microfones como detectores de ruídos, sendo possível ouvir os nossos rostos ou mãos distorcerem em um som inaudível. A substituição do sensor de proximidade para a tecnologia ultrassom, traria benefícios para a engenharia dos futuros smartphones, sendo possível aparelhos com dimensões menores – podendo ter um ganho de 2mm no espaço liberado, segundo a empresa cita. Além disso, a mudança melhoraria visualmente os aparelhos com parte frontal em tons brancos, já que o sensor não se adapta a cores mais claras.
Segundo a Elliptic, a nova tecnologia pode chegar a novos smartphones esse ano ainda, e algumas fabricantes já mostraram interesse na novidade.