Com 355 anos de serviço postal, o Correios lançou nesta semana, uma das novidades mais requeridas por seus clientes nos últimos anos; o rastreio através de CPF e CNPJ.
Quando você adere aos serviços dos Correios, o sistema da empresa gera um código individual e único para o rastreio de encomendas. Acredita-se que é muito mais fácil saber o seu Cadastro de Pessoa Física na ponta da língua do que decorar um código descartável, na qual você vai utilizar somente durante o transporte da encomenda nos Correios.
Diante do exposto, o Correios implantou desde a última quinta-feira (25), a consulta de encomendas através do CPF ou CNPJ de um dos envolvidos (remetente ou destinatário).
“Atendendo a uma demanda antiga dos nossos clientes, criamos uma ferramenta que irá melhorar a experiência de quem usa os serviços dos Correios. Agora, basta informar o número do CPF para saber o andamento de uma encomenda”, ressalta o presidente dos Correios, Guilherme Campos.
Como rastrear encomendas dos Correios utilizando o meu CPF
Com o novo sistema, na teoria, nada muda. Você vai continuar recebendo os populares códigos de rastreio dos produtos que mandar via Correios.
Na prática, o processo de identificar objetos com sua documentação pessoal ou jurídica faz parte de um processo manual no momento da postagem do objeto.
Para realizar a consulta, devem ser informados os CPFs do remetente e do destinatário no momento da postagem do objeto em uma agência dos Correios. Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios (http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/), informar o CPF, e inserir login e senha – previamente cadastrados no portal.
Serão exibidos, então, todos os objetos registrados (cartas ou encomendas) que tenham sido associados ao documento do usuário que fez o login, seja como destinatário, seja como remetente. O mesmo vale para consultas feitas pelo CNPJ.
Criando seu idCorreios para rastreio via CPF/CNPJ
Como foi explicado acima, para fazer o rastreio é necessário efetuar um cadastro no site do Correios.
Se você tem o costume de fazer compras internacionais desde que o Correios mudou o sistema de rastreamento internacional, você provavelmente já tem um idCorreios cadastrado. Portanto, basta fazer o login.
Caso você não o tenha, siga os passos abaixo;
- Entre na página idCorreios;
- Vá até a opção “Cadastre-se no idCorreios“
3. Na próxima página, escolha a opção “Pessoa física” e clique em “Prosseguir”. Caso seja Pessoa Jurídica (empresa), escolha a opção adequada.
4. Na página seguinte, preencha todos os dados requeridos. Assim que tudo estiver preenchido, clique em “Concluir cadastro.”
Pronto! Sempre que você precisar rastrear suas encomendas e não lembrar o código de rastreio, você poderá rastrear utilizando o seu CPF ou CNPJ.
A única coisa que você não pode esquecer é de ativar o serviço na hora da postagem.