O WhatsApp, que é o serviço de comunicação mais utilizado do mundo, passou a encriptar todos os conteúdos nesta terça. Usuários de todas as plataformas começaram a receber o aviso que a comunicação seria encriptada ponto-a-ponto.
Isto quer dizer que mesmo que a comunicação seja interceptada, se precisará quebrar a criptografia para ter acesso ao conteúdo. Do contrário, apenas os envolvidos poderão ver. Nem mesmo a empresa pode ver, funcionando apenas como mediadora.
Desde 2014, quando começou uma parceria com a Open Whisper Systems, o WhatsApp vem encriptando parcialmente as mensagens. Não houve alarme, pois a empresa queria esperar que todos os dispositivos fossem compatíveis para anunciar definitivamente o novo recurso.
Este novo recurso já está disponível para todas as plataformas nas suas ultimas versões, se você ainda não tem esse recurso basta atualizar seu WhatsApp e ele começará a encriptar automaticamente sem a necessidade de nenhuma configuração prévia.
Uma pergunta que fica em aberto é: O quanto dessa novidade foi pensando nos usuários e o quanto foi pensando na própria empresa?
Pois, na prática, não se poderá mais cumprir ordens judiciais que solicitem as conversas dos usuários. A não ser, é claro, que haja uma falha no sistema. Diante disso restaria à Justiça apenas a apreensão do celular para ter acesso às conversações.
Esse recurso não é exclusivo nem uma criação do WhatsApp. O Telegram já tem esse recurso implementado há algum tempo.
Para atualizar seu WhatsApp clique no link referente a seu sistema.