Divulgado nesta segunda-feira (21/03), a Apple trouxe de forma oficial, o lançamento do novo iPhone da empresa, o iPhone SE. O lançamento do novo gadget da maçã não foi nenhuma surpresa para os mais ‘antenados’ aos rumores que acercavam o novo iPhone.
iPhone SE
Em meio ao grande crescimento das tecnologias e melhorias empregadas em smartphones e tablets, o novo aparelho da Apple é um misto das novas tecnologias aliada a um mero retrocesso. O iPhone SE retorna as origens do 5S, trazendo de volta uma tela de 4 polegadas. Apesar dos sucessores maiores (iPhone 6S com 4,7 e iPhone 6S Plus com 5,5), a tela de 4 polegadas é um fator importante, tanto para pessoas que não se adaptam a smartphones ‘grandinhos’, quanto para mercados emergentes como a Índia.
Apesar do iPhone SE vir como uma opção alternativa ao iPhone 6 e 6S, o novo aparelho da maçã traz um upgrade de hardware em relação ao 5S, porém preservando toda a arquitetura e design do mesmo. Chegando ao mercado com o iOS 9.3, o iPhone SE traz um hardware mais parecido com o iPhone 6. Confira abaixo as especificações do novo aparelho:
- Sistema operacional: iOS 9.3
- Tamanho da tela: 4 polegadas
- Resolução da tela: 1136×640 pixels
- Densidade de pixels: 326 ppi
- Chipset: Apple A9
- CPU: Dual-core de 1,84 GHz
- GPU: PowerVR GT7600
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento interno: 16 GB ou 64 GB
- Câmera traseira: 12 MP
- Câmera frontal: 1,2 MP
- Bateria: 1.642 mAh
- Sensores: sensor de impressões digitais, acelerômetro, giroscópio, proximidade e compasso
- Conectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, hotspot, Bluetooth 4.2, GPS (A-GPS e GLONASS) e NFC (para o Apple Pay)
- Altura: 123,8 mm
- Largura: 58,6 mm
- Espessura: 7,6 mm
- Peso: 113 gramas
Apesar de suportar o Apple Pay, o iPhone SE ainda utiliza o Touch ID do 5S e não tem suporte ao ‘3D Touch’, sensor capaz de reconhecer a quantidade de pressão aplicada na tela, trazendo novas funcionalidades ao aparelho. A câmera e bateria também receberam melhorias em relação ao 5S.
Caso você adquira um iPhone SE, talvez você note que a caixa onde o aparelho e periféricos vem, é muito parecida com caixa dos atuais iPhones 6 e 6S. Além disso, o kit de periféricos é o padrão vindo dos dispositivos da Apple: Carregador com suporte a USB, Conector Lightning, os famosos fones de ouvidos EarPods, além de documentações e manuais impressos.
O iPhone chega ao mercado exterior no valor de US$399 – aproximadamente R$ 1500. O aparelho terá disponibilidade de modelos com 16GB ou 64GB de armazenamento interno.