Mesmo com a chegada iminente do iPhone X, 13 milhões de consumidores compraram um iPhone 7 novo no terceiro trimestre. Os consumidores compraram mais iPhone 7 do que o próprio lançamento da Apple: o iPhone 8.
A firma de analistas Canalys oferece uma nova repartição dos 46,7 milhões de iPhones que a Apple informou sobre vendas no período financeiro do quarto trimestre.
Com 13 milhões de remessas para iPhone 7, o modelo principal do ano passado, que a Apple recentemente descartou, foi o telefone mais vendido no terceiro trimestre do calendário, seguido dos 7,9 milhões de unidades enviadas pelo iPhone 6s.
Ainda assim, apesar de apenas terem lançado no meio do trimestre, as vendas combinadas do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus superaram a gama do Galaxy S8 da Samsung, que atingiu 10,3 milhões no mesmo período.
A Apple enviou 6,3 milhões de dispositivos iPhone 8 Plus versus 5,4 milhões de modelos do iPhone 8, tornando esta a primeira vez que os consumidores compraram mais do modelo maior em um único trimestre, de acordo com informações da Canalys.
Após o iPhone 7 e o iPhone 6s, os cinco melhores telefones mais vendidos foram o Galaxy J2 Prime da Samsung e o Oppo A57, que atingiu 7,8 milhões de unidades e Oppo R11 com 7,2 milhões de unidades.
As remessas mundiais foram de 375,9 milhões, um aumento de 5,9% no terceiro trimestre do ano passado.
A Apple registrou crescimento de três por cento em relação ao ano anterior nos embarques no trimestre, o que de acordo com o analista da Canalys, Ben Stanton, foi devido em grande parte aos modelos de iPhone mais antigos, incluindo o iPhone 6s e o iPhone SE, que aumentou no trimestre.
“O iPhone 7 também foi enviado fortemente após o corte de preço em setembro. A Apple cresceu no terceiro trimestre, mas esses modelos mais antigos e mais baratos suportaram o total de pedidos de iPhone. A Apple está claramente fazendo um jogo de portfólio aqui.
“Com o lançamento do iPhone X, ele agora tem cinco camadas de iPhone e oferece iOS em mais bandas de preços do que nunca. Esta é uma nova estratégia para a Apple. Defende agressivamente sua participação de mercado, mas não compromete sua rígida estrutura de margem para fazê-lo “, disse Stanton.
A Samsung, em geral, é o maior fornecedor de telefones inteligentes, enviou 82,8 milhões de smartphones para o trimestre, dando-lhe uma participação de 22% no mercado. Os embarques cresceram 8,2% ano a ano. Canalys observa que a J-Series da Samsung, que é popular na Índia e no Oriente Médio, impulsionou seu crescimento. A Samsung também enviou 4,4 milhões de telefones Note 8.
Xiaomi, o quinto maior vendedor, viu um crescimento maciço de 87% nos embarques para 28 milhões de unidades no trimestre. As remessas do terceiro maior fornecedor, a Huawei, também cresceram 17 por cento impressionantes para 39,1 milhões de unidades.
Stanton observa que a Samsung perdeu a sua vantagem em displays agora que a Apple, o Google, o Huawei e outros têm novos telefones com displays 18: 9 e painéis finos.
“À medida que o campo de batalha no extremo superior se move em direção a AI e AR, a Samsung está por trás e precisa se adaptar a concorrentes como a Huawei ea Apple”, disse ele.