O Arduino, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com Microcontrolador Atmel AVR com I/O (Input-Output/Entrada-Saída) embutido. Para os leigos, o Arduino é responsável por trazer imensa facilidade na hora de desenvolver projetos de automação e robótica, por que você não vai precisar montar o circuito para o controlador base de seu projeto, ao invés disso, o Arduino inclui toda a base necessária, como o microcontrolador, processador, e entre outros.
Com essa facilidade, muitos pessoas com pouco conhecimento podem desenvolver robótica em casa, utilizando o Arduino, basta apenas entender sobre Hardware, Software, eletrônica e a linguagem utilizada pela plataforma, que no caso são as linguagens de programação C e C#.
Agora que você já sabe o que é Arduino, vamos mostrar algumas das criações mais incríveis desenvolvidas por Experts na área e que você mesmo pode fazer em casa. Veja:
Wall-e desenvolvido com Arduino:
Este é o meu favorito. Wall-e, para quem não sabe é aquele filme da Disney sobre o robôzinho perdido no espaço.
O site Diymakers resolveu reproduzir Wall-e utilizando Arduino, e o resultado foi impressionante.
Wall-e obedece a comandos de voz como “olhe para a direita”, “olhe para a esquerda”, “levante os braços”, “dance” entre vários outros, sem contar que ele ainda responde ao seu desenvolvedor.
Wall-e tem iluminação em LED nos olhos e também uma barra gráfica para demonstrar o nível de bateria, tem sensores de proximidade para identificar objetos e desviar de obstáculos, reconhecimento de voz para instruções, imita sons característicos do Wall-e, e é totalmente controlado pela placa Arduino.
Se você desenvolve projetos com Arduino, e tem o interesse de recriar Wall-e, é só acessar este link para conhece passa-a-passo de como foi feito. O site Diymakers foi bem amigo em demonstrar isso, em um tutorial com diversas imagens para que todos possam entender melhor como recriar o projeto em sua própria casa.
Aranha que mata sem veneno
Se você achou esse subtítulo assustador, então é melhor continuar achando. Um jovem do canal Styropyro resolveu ser um pouco obsessivo e bastante criativo na hora de projetar um Aracnídeo em sua casa que sai atirando raio laser extremamente perigoso e queimante, mas fique tranquilo… A ideia não foi para machucar alguém, talvez para se proteger de invasões, ou apenas para mostrar o quanto o Arduino é útil na hora de botar idéias em prática.
Infelizmente o desenvolvedor não ensina como recriar o projeto (ainda bem, do jeito que o mundo anda), mas você pode comprar o projeto pronto por £82,41 equivalente à R$358,48 neste link. A versão disponível é da segunda geração do projeto, e pelo bem de todos, não vem com o raio laser cortante.
Armadura de Mão do Homem de Ferro com Laser Cortante (outro laser?)
Outra ideia bastante perigosa, foi desenvolvida LaserGadgets que representa a armadura de mão do Homem de Ferro. O sistema é constituído por Laser e servo motores, que fazem a inclinação da armadura para a utilização do laser.
Entramos em contato com o vendedor para saber o valor da armadura, já que na descrição do vídeo ele informa que pode ser comprada em seu site oficial, mas que no momento não está disponível. Em resposta, ele nos informou que vende apenas a carcaça da armadura, sem a parte elétrica do sistema, sem o laser e sem a parte que cobre os dedos e que tem o valor de R$480,00 já incluído no valor de exportação para o Brasil.
Mão Robótica Controlada por Luva com Sensores
E para finalizar, temos mais um projeto inovador, criado pelo estudante Daniel Alves graduado em Engenharia da Computação na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
“Esta é uma mão robótica controlada remotamente por um usuário, através de uma luva equipada com sensores “Flex”, esses sensores detectam o movimento de cada dedo do usuário da luva e envia ao “Arduino”, que por sua vez aciona os servo motores que movimentam os tendões artificiais que estão ligados a cada dedo da mão robótica produzindo o movimento.
Através do desenvolvimento do meu projeto exponho uma alternativa mais viável, que pode ser aplicada em atividades de risco para os humanos, como por exemplo, em atividades de resgates em escombros de desmoronamentos, ambientes com gás tóxico, enchentes, áreas de conflitos, incêndios, um robô equipado com uma mão robótica como essa poderia ser utilizado, para salvar as vítimas evitar a perda de vida de bombeiros e militares.
A mão robótica também pode ser utilizada na manipulação de materiais perigosos ou radioativos, nas atividades em lugares insalubres, explorações espaciais e atividades repetitivas. Além disso, também pode ser utilizada para fins antiterroristas, como no desarmamento de bombas, executando movimentos que uma simples pinça robótica seria incapaz de fazer.”
Com todos esses projetos incríveis, podemos perceber o quanto a plataforma Arduino pode ajudar na hora de botar idéias em prática, e o quanto ela facilita a experiência de projetar a robótica de uma forma fácil.