Sempre que ocorre um acidente aéreo, as pessoas voltam a se perguntar: Viajar de avião é seguro? A resposta mais fácil quase sempre virá de um entusiasta da aviação. Mas você também pode se convencer por números.
Você provavelmente não sabia, mas em 19 de Julho de 2024, o mundo registrou 275.690 voos em um único dia. É o recorde para o ano de 2024, segundo dados da plataforma Flightradar.
Isso corresponde a cerca de 11.487 voos por hora, saindo de todos os lugares do mundo durante um único dia.
Esse número pode ser ainda maior, considerando que voos militares e alguns voos privados como os do bilionário Elon Musk acabam ficando ocultos dessas plataformas de tracking.
A relação Voos x Acidentes
No Brasil, acidentes aéreos são eventos raros. Falando em números, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) tem em sua base de dados 3659 relatórios finais publicados que investigam acidentes e incidentes ocorridos.
Grande parte desse número não envolve vítimas fatais. Uma massa expressiva dos relatórios investiga incidentes, como é o caso do avião da LATAM que derrapou na pista do aeroporto de Florianópolis, mas que ainda não entrou nessa base de dados.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram registrados 789,3 mil voos domésticos no Brasil em 2023.
Voltando aos dados do CENIPA, 2023 registrou apenas 6 das 3659 ocorrências dos últimos 10 anos. Isso representa cerca de 0,00076% do montande de voos domésticos registrados para o mesmo ano.
Esses dados do CENIPA ainda podem ser maiores para o ano passado, considerando que há relatórios sendo produzidos de investigações em andamento.
Como saber se um avião está com a licensa em dia?
Se algo funciona muito bem no Brasil, é a fiscalização em relação à aviação comercial. Parte do aporte de custos operacionais das companhias aérias fica na manutenção de aeronaves, que é de extrema importância para a segurança dos voos.
Você pode ser parte dessa fiscalização, por que os dados sobre licensa e navegabilidade de aeronaves são públicos.
A ANAC fornece acesso ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), que é um sistema onde é possível verificar dados sobre aeronaves.
Confira o tutorial para saber os dados de aeronavegabilidade do avião do seu voo:
1. Procure a matrícula do avião; ela pode estar presente no bilhete de embarque ou até mesmo nas informações de voo.
Exemplo: PR-GUK
As matrículas sempre seguirão esse formato, que é formado por letras do alfabeto fonético, utilizado no mundo da aviação.
2. Com a matrícula em mãos, acesse o RAB da ANAC
Clique aqui para acessar o sistema. Depois, procure a opção “Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB)“.
3. Insira a matrícula no campo correspondente e clique em “Pesquisar”.
4. Agora, você poderá ver os dados referentes à aeronave. Para saber se ela está em dia, procure pelo campo “Situação de Aeronavegabilidade“.
Caso a situação de licensa da aeronave esteja comprometida, a ANAC apontará os motivos no campo abaixo.
Na imagem acima, a consulta foi realizada para uma aeronave da aviação comercial, que faz voos domésticos.
Se você consultar uma aeronave privada de uma empresa e/ou pessoa que vende serviços de táxi aéreo, você precisa enxergar o campo “Status da Operação” em verde, como no exemplo abaixo;
Se uma aeronave privada, normalmente de pequeno porte, aponta para táxi aéreo não permitido, ela só poderá realizar voos de cunho privativo e não poderá vender bilhetes para terceiros.
Caso você compre passagens de empresas para voos privados, seja de aviões ou helicópteros – e essa aeronave está com o status de operação para táxi aéreo não permitida, você deve denunciar para a ANAC e solicitar o reembolso imediato, considerando que a aeronave não pode fazer táxi aéreo.
Essa classificação é diferente para aeronaves de voos domésticos, como o caso do exemplo primário com uma aeronave da GOL. Ela é permitida a vender passagens aéreas e trafegar com terceiros, mesmo sem licensa para táxi aéreo, exatamente por que esse tipo de avião não realiza essa operação.
Um táxi aéreo é um fretamento privado de uma aeronave, ou seja, não há recorrência prévia de voos como no caso da aeronave PR-GUK.
Você pode imaginar um táxi aéreo como uma espécie de Uber, em que você solicita uma corrida no tempo que precisar. Por outro lado, um avião de voos domésticos regulares é uma espécie de ônibus, onde você precisa comprar bilhetes previamente agendados.
A previsibilidade da aviação comercial consegue tornar a fiscalização das agências de aviação mais fáceis e rotineiras. A falta dessa previsibilidade abre mais espaço para práticas desleais e que acometem em acidentes aéreos.
Nesse mesmo link, você também pode consultar a situação de pilotos e demais integrantes que fazem parte da operação da aeronave.
Viajar de avião é seguro e isso é incontestável
Passar para as pessoas a sensação de que voar é inseguro, é jogo sujo. A aviação existe desde muito tempo e é um setor bastante sólido quando falamos em segurança.
Apesar disso, é compreensível que um acidente aéreo possa chocar as pessoas, mesmo que eles passem a ser cada vez mais raros e ocorram em intervalos muito longos.
Entretanto, para efeitos de comparação, o Brasil registrou mais de 65 mil acidentes de trânsito em 2023, segundo dados da Fundação Dom Cabral (FDC).
Esse dado exposto não choca tanto as pessoas por que ele é diluído ao longo do ano e passa batido por grande maioria. Mas imagine um noticiário constante relatando sobre os acidentes de trânsito que ocorreram durante todo o ano passado?
É esse o formato para relatar acidentes aéreos. Muito se fala sobre o ocorrido em um espaço curto de tempo, exatamente por que eles são eventos raros.
Isso é o que acomete em grande parte da população, o sentimento de que voar pode ser inseguro.
Sobre os dados e comparações
O CENIPA é um orgão de investigação e normalmente não adota prazos para entrega de relatórios. Os relatórios existentes não representam o número de acidentes aéreos ocorridos, mas sim o número de relatórios já emitidos sobre investigações conclusas.
Ainda assim, o CENIPA é o órgão responsável por investigar acidentes aéreos com o propósito em desmistificar suas causas, para posteriormente publicar recomendações e prestar esclarecimentos das motivações para a sociedade.
Dados referentes aos voos diários podem ser consultados no site Flighradar.