Um Asteroide gigante vai passar muito perto da terra no próximo sábado (6), o que preocupa a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA).
A preocupação da NASA tem justificativa. Não se trata de um asteroide comum, até por que ele tem cerca de 440 metros de uma ponta à outra, o que é suficiente para causar um desastre sem precedentes.
Para se ter uma ideia, esse asteroide tem dimensões semelhantes à um campo de futebol.
O artefato deve passar muito próximo da terra. No sábado (6), ele vai atingir uma distância de 5,093,634 Km e em uma velocidade de 11.146 km/s.
Para nós, parece muito distante. No entanto, para os cientistas, é uma distância muito pequena. Qualquer coisa que altere o rumo do asteroide pode colocá-lo em rota iminente para a terra.
O Near Earth (NEA) e sua classificação
Nomeado de “Near Earth (NEA)”, esse asteroide tem classificação de potencialmente perigoso (PHA). Ainda segundo informações da agência, esse asteroide é maior que 90% dos asteroides que já se aproximaram da terra no passado.
2020 não é a aproximação mais volátil do Near Earth
A aproximação mais arriscada do Near Earth deve acontecer em 2130.
Há dados que indiquem que ele fará 30 aproximações na terra nas próximas décadas. A próxima aproximação mais arriscada acontecerá em 6 de Junho de 2070, em que o asteroide deve passar em cerca de 1.519.197 km de distância da terra.
Em 2130, serão apenas 1.055.790 km de distância do globo terrestre.