A missão Mars Perseverance terá um passo importante nesta quinta-feira (18), que marca a chegada do robô “NASA Mars Perseverance” ao solo do planeta vermelho, dando início às coletas e análises que constituem o planejmanto da missão. No entanto, para chegar a este ponto, é preciso realizar um pouso com sucesso no planeta, que até então, é conhecido como não habitado.
E é exatamente por ser conhecido como não habitado, mas por expor evidências de que há microorganismos vivos em sua superfície, que o Perseverance foi até Marte. Ele vai coletar informações sobre o que há de vida no planeta vermelho mais visado pelos seres humanos (Elon Musk que o diga).
O pouso na superfície de Marte deve ocorrer às 17h55 em horário de Brasília. Porém, para que se tenha sucesso, haverão os chamados “7 minutos de terror”, que é exatamente o intervalo de tempo em que a sonda encara a atmosfera do planeta vermelho em uma velocidade de 20.000 km/h.
Entretanto, essa velocidade não será constante até o final do trajeto. Em algum momento, um paraquedas se abrirá para diminuir a velocidade de queda, que deve ficar em 2 km/h. Depois disso, é que o pouso começa a ficar mais suave, quando propulsores alinham a carga com o robô na superfície e concluindo a missão de pouso em Marte.
Como assistir
Aos entusiastas, saibam que infelizmente não será possível assistir ao momento do pouso, embora o robô Perseverance esteja equipado com tecnologia de som e imagem. Isso ocorre por conta da velocidade de descida, que, como informado, vai até 20.000 km/h, impossibilitando o envio de informação em tempo e em qualidade hábil durante o percurso.
Certamente, após o provável sucesso no pouso, a NASA deve divulgar as primeiras imagens capturadas pela sonda. Porém, você poderá assistir aos bastidores da missão, através do link disponibilizado pela agência no Youtube.