A Drosophila é uma espécie de Mosca muito agraciada por toda a comunidade científica. Esses bichinhos, que pra você podem ser uma dor de cabeça, para a ciência é um grande presente.
Na semana passada, quando o comitê do Nobel premiou mais um prêmio aos cientistas que usaram a Drosophila Melanogaster como base de pesquisa inovadora, o The Guardian levantou a discussão sobre a importância das moscas para o desenvolvimento humano.
Por que as Moscas são tão importantes para o desenvolvimento humano?
As moscas são conhecidas por incomodar e causar mal estar ao ser humano. Por outro lado, cientificamente falando, as moscas já completam mais um prêmio Nobel – o sexto, por causa de suas características biológicas.
Brasileiros já pagaram aproximadamente 1,7 tri em impostos aos cofres públicos em 2017
A Drosophila compartilha 60 por cento do DNA humano, tornando-os perfeitos para pesquisas que levaram a avanços vitais no tratamento de câncer, autismo, diabetes e muitos outros males da atualidade.
Neste caso, Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young – todos com base nos EUA – receberam o prêmio Nobel de fisiologia ou medicina por seu trabalho sobre os mecanismos moleculares que controlam os ritmos circadianos – ou seja, o relógio do corpo que controla vidas em todo o reino animal. Fundamentalmente, este trabalho foi feito em grande parte pela experimentação em moscas da espécie Drosophila, popularmente conhecida como “Mosca da fruta”.
Então devemos tratar as moscas como rainhas?
Continue com seus repelentes e proteção contra esse tipo de inseto. Apesar de muito útil para a ciência, ele ainda pode transmitir doenças. Não se esqueça que elas também são muito conhecidas por vasculhar o lixo e fezes de animais, correto!?
SpaceX vai enviar um supercomputador para a ISS