Faltei no Enem, ainda vale fazer a segunda etapa da prova? Veja matemática do problema
No melhor caso, cenário ainda pode garantir vaga em Universidades. No entanto, matemática do problema parece complicar a vida de quem perdeu primeiro dia de provas.
Faltar o primeiro dia de Enem nem sempre deixa tudo perdido, será que ainda vale buscar o sonho universitário? A resposta parece fácil, mas vamos mostrar matematicamente quais são suas chances neste contexto.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é dividido em quatro áreas de conhecimento e uma redação. A estrutura é a seguinte:
- Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Língua Portuguesa
- Literatura
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Artes
- Educação Física
- Tecnologias da Informação e Comunicação
- Matemática e Suas Tecnologias
- Abrange conteúdos da Matemática básica até questões mais complexas.
- Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- História
- Geografia
- Filosofia
- Sociologia
- Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Química
- Física
- Biologia
- Redação
- Os candidatos devem produzir um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma proposta temática.
O exame é realizado em duas datas. No primeiro dia, que neste ano foi em 5 de Novembro, os estudantes respondem a 90 questões de Linguagens, Ciências Humanas e a redação.
No segundo dia, os estudantes respondem a 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática, que no caso ocorre no domingo, dia 12.
O que acontece se eu perder o primeiro dia?
Se você perdeu o primeiro dia de Enem e ainda tem esperanças, saiba que nem tudo está perdido, mas o cenário não é bom. Somente o peso da redação do Enem vale 1000 pontos na matemática do problema.
Além disso, você também perdeu outras 90 questões do primeiro dia de prova.
Matematicamente, vamos supor que, perdendo o primeiro dia, você alcance a nota máxima no segundo dia de prova – isto é, acertando todas as questões, com dados do Enem passado;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias: 868,4
- Matemática e suas Tecnologias: 958,6
- Linguagens, Ciências Humanas e Redação: 0 (considerando que você faltou no primeiro dia).
A matemática neste caso é simples. Para saber sua nota do Enem, você precisa somar essas notas individuais e dividir pelo número de áreas do conhecimento. Com isso, temos que:
Nota final: (868,4 + 958,6 + 0 + 0)/4 = 456,75
Ou seja, considerando o melhor cenário possível, você pode obter no máximo 456,75 de nota no Enem faltando no primeiro dia de prova.
A nota ‘perdida’ vale para algum curso?
A resposta é sim. Alguns cursos possuem uma nota de corte até menor do que esta. Segue a lista do Sisu de 2023;
- Filosofia: 323,18
- Mediação Cultural – Artes e Letras: 366,2
- Ciência e Tecnologia de Alimentos: 398,56
- Ciências Sociais: 400,94
- Engenharia de Minas: 407,8
- Física: 412,8
- Química: 415,97
Ainda que seja possível matematicamente, vale lembrar que calculamos o melhor cenário. E entre o melhor cenário e a nota de corte mínima da lista de cursos acima, você tem uma margem muito pequena de erros na prova para não ficar atrás da nota de curso mínimo.
O que isso significa? Que faltar o primeiro dia de Enem não é nada bom para os pilares da disputa por vagas em Universidades públicas e privadas.
Mas saiba que, apesar de perder o primeiro dia de prova, sendo alguma das opções de curso acima sua intenção, nem tudo está perdido para o segundo dia.
O Enem volta neste domingo, 12 de Novembro. Estamos na torcida para que você possa consquistar uma boa nota e garantir sua vaga.