Se você está ansioso pela nota oficial do Enem, não há muito o que fazer senão aguardar o resultado que será divulgado na próxima sexta-feira, 18. Entretanto, se você quer se preparar para a prova do Enem deste ano ou ter uma noção da sua nota na redação do último exame, o Projeto Redação Nota 1000 pode ajudar.
Com correção voluntária, o fórum gratuito analisa e propõe uma nota considerando todos os cinco elementos da vista pedagógica por cada uma nas redações enviadas pelos estudantes.
Porém, é preciso considerar que, embora seja um fórum voltado para esse tipo de correção, as redações são analisadas e avaliadas por usuários do próprio fórum.
Na maioria das vezes, o administrador – conhecedor das linguagens e suas tecnologias – é quem realiza os trabalhos de correção em cada um dos textos enviados e ainda divulga vídeos no Youtube com dicas e informações sobre como se dar bem na redação do Enem.
O Projeto Redação Nota 1000 e seus números
Com cerca de 400 mil acessos mensais e cerca de 6 mil redações enviadas, o projeto vem sendo espelho para muitos estudantes que querem evoluir na avaliação mais temida do Exame Nacional do Ensino Médio, a redação.
Para um dos usuários do fórum e em depoimento publicado em 2018, após o resultado do Enem 2017, “[…] totalmente salvo pela redação, e por isso devo toda a minha gratidão ao corretor desse fórum, já que estudei redação exclusivamente por aqui. […]“
Em outro depoimento, um aluno escreveu;
“Só queria agradecer ao criador desse local, Francis, por fazer esse trabalho e ajudar o pessoal. No segundo semestre de 2016, enviei apenas uma redação, e logo que corrigida, estudei os pontos em que devia melhorar. Obtive uma nota de 960 em redação do Enem 2016.”
Mesmo com facilidade e gratuidade do projeto, alunos devem se atentar aos critérios do Enem
Embora o projeto ajude e siga padrões que costumaram ser adotados por edições anteriores do Enem, os estudantes devem se atentar aos critérios da prova e do edital e estudar, por meio dos textos avaliados, as exigências da banca corretora das redações.
No Enem 2018, por exemplo, quem está responsável pela correção das redações do exame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), conhecida por cobrar muita bagagem cultural e histórica dos alunos na hora de relacionar e desenvolver seus argumentos, o que, por conseguinte, exige contextualidade e senso crítico afiado.
Para conhecer mais sobre o Projeto Redação Nota Mil, entre no site oficial.