O Rock in Rio adotou, desde a edição em Las Vegas, uma nova tecnologia de ingressos; Pulseiras “RFID”, que tem informações de quem comprou, além de substituir o convencional ingresso do Festival.
Desde o anúncio da tecnologia, muitas pessoas buscaram informações sobre o que há por trás das pulseiras e quais são os dados usados por elas.
O que é RFID e como funciona?
Ao meio (imagem acima), temos a parte da pulseira onde fica armazenado o chip RFID, responsável por guardar informações sobre a pulseira através de radiofrequência, o que será usado para entrar no evento.
O RFID é uma tecnologia que guarda e transmite informações de um ponto para outro, o que acontecerá na entrada da cidade do Rock. Basicamente, você encostará sua pulseira em um ponto específico e será liberado para entrar.
No dia-a-dia, esse tipo de tecnologia funciona também em smartphones. Quando você precisa pagar algo com serviços como o Apple Pay e o Samsung Pay, basta encostar o telefone na máquina de cartões para transmitir a informação.
Quando receber a pulseira, você deverá registrar suas informações no site do Rock in Rio, como o CPF. A pulseira já virá com a data específica.
Como registrar sua pulsiera no site do Rock in Rio
Ao receber sua pulseira, é a hora de registrá-la. Isso deve ser feito no site do Rock in Rio.
Para registrá-la é muito simples! Basta seguir os passos abaixo;
- Entre no site para registro da pulseira: rockinrio.ingresso.com
- Clique no botão “Registre sua pulseira“;
- Preencha os campos solicitados. Caso esteja com pressa, você pode fazer login com o Facebook para preencher as informações automaticamente;
- Pegue sua pulseira e digite o código que há atrás dela (16 dígitos). Há um campo “Digite o código da pulseira” no formulário de registro.
- Confirme os dados e pronto! Sua pulseira estará registrada.
Você pode mudar o registro sempre que necessário.
Como alternativa ao site, provavelmente será disponibilizado um aplicativo para registrar sua pulseira. O mesmo foi feito durante o Rock in Rio USA.
Como será o ‘check-in’ na nova Cidade do Rock?
O chip RFID tem um código único. Ao registrar suas informações no site do Rock in Rio e ao passar a pulseira nos tokens, o sistema vai se encarregar de identificar se sua pulseira é válida ou não. É como se fosse um passe para andar de ônibus; você passa na roleta e gasta uma passagem.
Com o RFID da pulseira, você vai até a portaria e a portaria vai identificar o número único de sua pulseira, identificando que você está no evento e que tem um ingresso para entrar.
Agora que já esclarecemos algumas das principais dúvidas sobra sua pulseira do Rock in Rio, nos vemos na cidade do Rock em 2019.