O Facebook está tentando conquistar uma multidão de influenciadores com um aplicativo criado apenas para eles, e ele se conecta com Watch para aqueles influenciado esquema gostam de fazer um show oficial na rede social.
A aplicação Facebook Creator, anunciada quinta-feira, dará às estrelas da Internet um lugar para criar e editar vídeos, filme, mensagens com seguidores e estatísticas sobre seus vídeos. O aplicativo foi criado para pessoas que possuem uma página no Facebook, e não apenas uma conta pessoal.
O Facebook também anunciou que estava desenvolvendo mais shows de Watch com criadores como as estrelas.
O Facebook lança esses novos produtos para influenciadores, assim como o mercado está aquecendo sua atenção. O YouTube ainda é uma plataforma gratuita para muitas celebridades da web, que costumam usá-lo como um trampolim para o sucesso principal. O Snapchat disse que desenvolveria mais produtos e serviços para atrair criadores.
Fidji Simo, diretor de produto do Facebook, escreveu em uma publicação no blog que se encontrava com criadores como a personalidade do YouTube Markian Benhamou e Jay Mendoza, um criador de comédia do Facebook. “Embora tenham necessidades e objetivos muito diversos, todos compartilharam o quão importante é que eles tenham ferramentas para nutrir sua comunidade”, disse Simo.
O Facebook também criou um site para criadores para que eles possam aprender mais sobre a plataforma e obter acesso antecipado a novas ofertas.
O YouTube possui aplicativos de gerenciamento de canal semelhantes e um programa de parceiros para proprietários de canais para compartilhar dinheiro com anúncios que são colocados em seus vídeos. No entanto, a comunidade de influenciadores do YouTube, que inclui muitas personalidades que se concentram em questões políticas e culturais, tem sido lançada em um estado de incerteza, já que os anunciantes começaram a prestar mais atenção para onde seus anúncios aparecem. O YouTube respondeu tornando-se hiper-sensível sobre a sinalização de vídeos que considera inapropriado para os anunciantes e, como resultado, muitos criadores estão vendo hits em suas receitas.
Este ano, o Facebook lançou o Watch, um destino de vídeo semelhante ao YouTube, e começou a exibir anúncios dentro de vídeos ao vivo e on-demand, ganhando dinheiro com a plataforma e os proprietários de conteúdo.
“De todas as plataformas, o Facebook é o menor influenciador agora mesmo”, diz Cameron Moody, gerente de influências e diretor de talentos da DanceOn, uma rede de mídia digital Gen Z. “Então é importante que eles estejam pulando no espaço e atualizando o que parece para influenciadores, especialmente em torno de vídeos ao vivo”. Mas, ele diz, pode ser difícil para o Facebook afastar o talento do YouTube.
Em complemento aos controles de vídeo ao vivo, diz Moody, a ferramenta de mensagens de aplicativos do Facebook para alcançar fãs do Facebook e do Instagram tem uma melhoria. Agora, ele diz, os criadores não precisam continuar mudando de aplicativos para conversar com os fãs.
O centro do Watch está começando a mostrar promessa para a comunidade influenciadora. A família Ball Ball do famoso basquete tem um show no Facebook’s Watch, “Ball in the Family”, assim como Jody Steel (“Body Art”) e Mendoza (“Elote Man”).
O Facebook vem construindo produtos publicitários para atender a classe criadora, particularmente em torno do conteúdo da marca, que é quando uma marca paga pela colocação no vídeo de um criador ou paga para promover um vídeo.
“Criadores e influenciadores são uma parte crítica da comunidade que torna as plataformas visitantes uma experiência que vale a pena”, diz Steve Ellis, CEO da WHOSAY, uma empresa de marketing de influenciadores. “Este aplicativo será um experimento interessante para eles para ver se eles podem ajudar os influenciadores a ganhar dinheiro trabalhando com marcas”.