É como o Uber, mas por lutar contra a solidão esmagadora.
Sob demanda
Uma nova história no Wall Street Journal mostra como os idosos estão usando a tecnologia para combater a solidão – incluindo um aplicativo chamado Join Papa, que eles podem usar para convocar “netos sob demanda” como se você pedisse comida no Seamless ou em um carro no Uber.
“Eles são todos muito legais e, você sabe, eu converso com eles e descubro o que eles estão fazendo, estudando e assim por diante”, disse Marilyn Sumkin, 87 anos, ao Wall Street Journal. “É para mim um serviço muito importante”.
Economia de Gig
O app paga aos jovens em idade universitária US $ 10 por hora para ajudar os idosos fazendo compras, fazendo tarefas domésticas ou simplesmente saindo, de acordo com o WSJ – mas cobra US $ 17 e embolsa a diferença para os netos substitutos.
Uma seguradora, a Humana, chegou a experimentar um programa piloto na Flórida que inclui dez horas por semana em Join Papa, perto de Tampa, segundo o jornal.
Esmagando a Solidão
Em sua essência, o Join Pap é um esforço para usar a tecnologia para combater a “crise da solidão cada vez mais letal” entre os idosos americanos – que agora incluem dezenas de milhões de Baby Boomers que envelhecem rapidamente.
Para alguns, o contato humano habilitado para aplicativos é crucial. Sumkin, de 87 anos, que discutiu Join Papa com o WSJ , disse ao jornal que os trabalhadores do Join Corporate College eram, juntamente com uma aula de alongamento quinzenal, o seu único contato humano.