Após mais de 10 anos de estudos e observações, um grupo de astrônomos britânicos anunciou terem encontrado o módulo lunar Snoopy, deixado na orbita da Lua pelos astronautas da missão Apollo 10, em maio de 1969.
A descoberta do módulo foi realizada pelo Royal Astronomical Society, coordenada pelo astrônomo Nick Howes e pode ser considerada um prêmio ao esforço e dedicação, já que o objeto tem somente quatro metros de comprimento e estava até agora em uma orbita desconhecida ao redor da Lua.
De acordo com o comunicado, a nave foi localizada a apenas 15 quilômetros de altitude.
Apollo 10
A Apollo 10 foi a quarta missão tripulada do Programa Apollo e a segunda a ir à Lua. O objetivo era testar o comportamento do Módulo Lunar na órbita da Lua, em uma preparação para o voo da Apollo 11, que dois meses depois levaria o Homem à Lua.
Snoopy era tripulada pelos astronautas Thomas Stanfford e Eugene Cernan, que conduziram o módulo até 10 km da superfície lunar. Ali, Stanfford e Cernan checaram diversos parâmetros de voo, além da capacidade de retorno ao módulo de comando, tripulado pelo astronauta John Young.
Após os testes, Snoopy se acoplou ao módulo de comando, conhecido como Charlie Brown, que trouxe os astronautas de volta à Terra. Diferentemente dos outros módulos lunares, com exceção da Apollo 13, Snoopy não foi direcionado para ser descartado na superfície da Lua. Após o desacoplamento da Charlie Brown, O módulo ficou orbitando a Lua até os dias de hoje, mas sua localização dentro da órbita era desconhecida até os dias de hoje.
Devido ao tempo que permaneceu na orbita da Lua, muitos pesquisadores defendem a ideia de trazer Snoopy de volta à Terra, com o objetivo de estudarem os efeitos de longa exposição à radiação.