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Boom Supersonic avança no retorno da aviação supersônica com voo do protótipo XB-1

O grande objetivo da Boom Supersonic é lançar o Overture, que será a primeira aeronave comercial supersônica a cruzar os céus desde a aposentadoria do Concorde, há 20 anos.

A startup Boom Supersonic conquistou um marco crucial em seu caminho para reviver a aviação comercial supersônica com o primeiro voo do seu protótipo aeronáutico, o XB-1.

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Este importante teste foi realizado com sucesso acima do deserto de Mojave, marcando a continuidade do progresso da empresa após alguns atrasos.

Na quinta-feira, o XB-1 não apenas decolou às 7h28 (horário do Pacífico), como também alcançou uma altitude máxima de 7.120 pés e uma velocidade de 246 nós (283 mph), aterrissando 12 minutos mais tarde às 7h40.

Boom Supersonic e a história dos supersônicos

O grande objetivo da Boom Supersonic é lançar o Overture, que será a primeira aeronave comercial supersônica a cruzar os céus desde a aposentadoria do Concorde, há 20 anos.

A companhia já celebrou acordos significativos com grandes linhas aéreas, como a American e a United, além de selar parcerias para fabricação e desenvolvimento com a Florida Turbine Technologies e a GE Additive.

Entretanto, um dos eventos marcantes mais recentes foi a perda da parceria com a Rolls-Royce. A fabricante britânica de motores a jato se desvinculou da Boom em 2022, deixando o desafio do desenvolvimento de motores exclusivamente nas mãos da startup.

É importante notar que os motores atualmente em desenvolvimento não estão sendo utilizados no XB-1. O avião demonstrador da Boom, que estava planejado para voar inicialmente em 2017, é impulsionado por três motores turbojato J85 da década de 1950, que são comuns de serem encontrados em aeronaves antigas, como o Northrop T-38 ou o caça F-5.

O Overture, uma versão completa e comercial de uma aeronave supersônica da Boom, será equipada com quatro motores próprios da empresa, chamados Symphony, ainda em desenvolvimento.

Características físicas

Em uma entrevista antes do voo, Blake Scholl, CEO e fundador da Boom, declarou que cada motor Symphony produziria aproximadamente três vezes a potência combinada dos três motores J85 do XB-1.

O tipo de motor é apenas uma das várias diferenças de design entre o XB-1 e o futuro Overture, com destaque para o tamanho. Scholl mencionou que o XB-1 é um “protótipo em escala um terço do Overture”.

Scholl expôs também a importância do XB-1 para a validação de dados de simulação, enfatizando que a construção do protótipo já contribuiu significativamente para o design do Overture – ainda que visualmente sejam bem diferentes.

“Se o seu protótipo é idêntico ao seu avião de produção, na verdade isso implica que você não aprendeu nada. E nós aprendemos muitas coisas com o XB-1 durante o processo de design, desenvolvimento e fabricação que nos levaram a aperfeiçoar o Overture”, revelou Scholl.

A jornada da Boom Supersonic direciona-se para um futuro audacioso no campo da aviação, e o voo inaugural do XB-1 é mais um passo na direção certa para a reintrodução da viagem aérea supersônica comercial.

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