11 de setembro de 2021 36
A Apple emitiu na última sexta-feira (10) um comunicado orientando os usuários do iPhone a não usarem um suporte para smartphones que pode ser acoplado em motocicletas, visto que as altas vibrações geradas pelo automóvel podem danificar os sensores traseiros de câmeras do celular.
Segundo a empresa, a tecnologia de estabilização óptica (OIS) que está presente nas câmeras traseiras é sensível e pode ser afetada por vibrações de alta amplitude geradas por motocicletas potentes e transmitidas pelo guidão, danificando as câmeras caso o aparelho seja exposto a esse tipo de frequência vibratória.
Curiosidade
20 Set
Economia e mercado
14 Set
O alerta da fabricante veio após alguns portais revelarem o lançamento de um acessório que pode ser fixado na motocicleta e permite que o condutor prenda o iPhone. Os principais problemas que podem aparecer estão relacionados ao foco automático e estabilização de imagem.
A empresa orienta que em veículos menos potentes — como ciclomotores ou scooters, por exemplo — é recomendado utilizar algum equipamento que amorteça parte das vibrações e com isso não prejudique o hardware do dispositivo.
Os sistemas OIS e AF de loop fechado no iPhone devem ser muito duráveis, no entanto, como é o caso de muitos produtos eletrônicos de consumo que incluem sistemas como OIS, a exposição direta de longo prazo a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência pode degradar o desempenho desses sistemas e levar à redução da qualidade de imagem para fotos e vídeos. O usuário deve evitar expor seu iPhone a vibrações prolongadas de alta amplitude.”
Apple
Há relatos de usuários que tiveram as câmeras danificadas após utilizarem o suporte para celulares em viagens de motocicleta, dano que é considerado mau uso e não é coberto pela garantia do aparelho.
First ride on the motorcycle and I think I toasted the camera in my iPhone.
8 miles. Crappy design.
— James Chadbourne (@mack505) September 4, 2021
Você sabia que expor o smartphone a altar vibrações pode causar problemas? Conta pra gente, comente!