Uma notícia falsa alarma que a rainha Elizabeth II, da Inglaterra e outras nações, está com a Covid-19. A informação é falsa e vem sendo reproduzida por vários sites, tendo como fonte um portal sem certificação de segurança exigida como um dos parâmetros de qualidade de informação e acesso.
A informação principal desses sites é a reprodução de que o Palácio de Buckingham teria confirmado o fato em seus canais sociais.
No entanto, a informação é falsa e o palácio não divulgou nenhuma nota sobre o estado de saúde da rainha britânica Elizabeth II, nem mesmo de qualquer exame que tenha alertado positivo para a presença de Coronavírus em seu organismo.
Outros fatores que atestam a inveracidade das informações é que a notícia começou a circular na noite da última quinta-feira (27) e nenhum jornal de renome noticiou o fato.
Palácio publicou nota para negar rumores
O Palácio de Buckingham viu as notícias em que a rainha Elizabeth II estaria com Coronavírus se disseminarem na internet em pouco tempo. Após a nossa publicação, fomos notificados que o palácio divulgou uma nota para negar os rumores.
“A rainha realizou sua audiência semanal com o primeiro-ministro hoje por telefone. Sua Majestade – retratada nesta noite no Castelo de Windsor – realiza uma audiência semanal com seu Primeiro Ministro durante todo o seu reinado.”
Em nota, o palácio disse que “Sua Majestade continua em boa saúde […] A rainha viu o primeiro-ministro pela última vez no dia 11 de março e está seguindo todos os conselhos apropriados em relação ao seu bem-estar”.
Leitor deve se atentar à veracidade das informações para evitar pânico
Logicamente, a notícia onde indica que a rainha Elizabeth II estaria com Covid-19, foi levantada para gerar mais pânico. O leitor deve buscar bem as suas fontes e evitar acreditar em notícias que não são verificadas, sobretudo por portais em que não há as estruturas básicas, como um certificado de segurança.