- Publicidade -

Nordeste tem a maior participação de pequenos e médios provedores de internet, aponta Anatel

Tudocelular.com

21 de setembro de 2021 13

- Publicidade -

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório sobre o mercado de internet e TV por assinatura no Brasil. Os números mostram que a região nordeste do país concentra o maior número de pequenos e médios provedores dos serviços.

Fortaleza, Natal, Teresina e Aracaju são as quatros capitais nordestinas que apresentam os maiores números de market share. No caso da capital do estado do Ceará, quase 60% de todos os assinantes de banda larga utilizam serviços de pequenos e médios provedores de internet.

Em Natal e Teresina, os líderes de mercado são os menores ISPs que, juntos, controlam 38% e 33% de todos os clientes de banda larga, respectivamente. Em Aracaju, capital do estado de Sergipe, 1 a cada 4 assinantes de internet banda larga opta pelo serviço de um pequeno ou médio provedor.

A região Nordeste foi a única das 5 regiões brasileiras que obteve números positivos no mês de junho quando comparado a maio deste ano e junho de 2020. No comparativo mensal, os acessos e a densidade foram 0,4% maiores, enquanto no comparativo anual foram 2,5% e 1,9% maiores, respectivamente.

Ainda de acordo com os dados da Anatel, referentes ao mês de julho, os números são ainda maiores quando comparado ao mês anterior, junho no caso, já que o aumento em acessos e densidade da região Nordeste foi de 59,9%.

Na comparação anual, o mês de julho de 2021 foi 61% maior em densidade e acessos do que o mesmo mês de 2020. O Nordeste se mostra, mais uma vez, uma região com números interessantes no setor de TV por assinatura e internet fixa.

Papel da TV por assinatura

A MultTv, uma empresa de compartilhamento de headend, afirma que a inclusão da TV por assinatura na operação dos provedores de internet regionais é uma estratégia que permite o crescimento de faturamento e fidelização da base de clientes.

“O compartilhamento de headend tem possibilitado que ISPs de todo o Brasil passem a competir de igual para igual com os líderes de mercado. A estratégia permite um crescimento médio de 30% no faturamento dos provedores”, disse o diretor comercial da MultTv, Marcelo Rodrigues.

E você, mora no nordeste e usa os serviços de alguma ISPs? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

Fonte

- Publicidade -