22 de setembro de 2021 17
Apesar do Google estar se esforçando para adicionar mais funções ao Android TV 12, a Gigante de Buscas está perdendo cada vez mais mercado desde 2015. Pelo menos é o que indica a pesquisa da Dataxis, que apontou que o Android TV está perdendo território plataformas baseadas no Kit de Referência de Design (RDK), que é o utilizado por diversas operadoras em set-top boxes.
Como você pode ver no gráfico acima, em 2015 o Google tinha 40% do mercado de set-top boxes, percentual que caiu para 26% em 2021.
A principal justificativa para essa mudança é que as operadoras procuram ter mais independência e controle sobre o sistema operacional utilizado nos seus equipamentos, além de mais concorrentes como Apple, Roku e Huawei lançando seus sistemas para estes equipamentos.
Analisando a participação do Google neste mercado em todo o mundo, a Ásia Pacífico é a região com maior quantidade de set-top boxes com o sistema do Google: 67,2%. Em segundo lugar vem a Europa com 25,3% destes dispositivos com Android TV.
Por fim, América Latina, Europa e Oriente Médio compõem o menor mercado de set-top boxes com Android TV, pois a TV paga e o streaming ao vivo não é tão popular nestas regiões.
Apesar disso, o Android TV vem firmando cada vez mais parcerias com operadoras de TV para mudar essa estatística, onde o Google já tem 6 vezes mais parceiros que o RDK, que tem uma base pequena, mas com grandes aliados como Charter Group, Comcast e Rogers Group.
Saiba mais