Aplicativos como LastPass e Tasker podem estar em perigo por causa disso
Se você já usou aplicativos como LastPass, Tasker, Clipboard Actions ou Universal Copy, você provavelmente se beneficiará dos Serviços de Acessibilidade do Android.
Os Serviços de Acessibilidade foram inicialmente criados como uma forma de os desenvolvedores de aplicativos criar ferramentas e recursos especiais para tornar suas aplicações ou jogos mais fáceis de usar para pessoas com deficiência, mas certos títulos foram tocando em Serviços de Acessibilidade para permitir recursos que todos os usuários podem aproveitar.
Infelizmente, de acordo com os emails que o Google está enviando para inúmeros desenvolvedores cujas aplicações usam Serviços de Acessibilidade, algumas mudanças precisarão ser feitas em breve.
Nos e-mails que esses desenvolvedores estão recebendo, o Google declara que os aplicativos que usam os Serviços de Acessibilidade só devem fazer uso do sistema se eles estão beneficiando diretamente aqueles que têm deficiências. Os desenvolvedores são informados de que eles precisam explicar como o uso do serviço beneficia esses usuários e, se eles não atendem aos requisitos criados pelo Google, suas aplicações podem ser removidas da Play Store.
Dentro do e-mail sob o subtítulo de “Ação necessária”, o Google afirma –
Se você ainda não está fazendo isso, você deve explicar aos usuários como seu aplicativo está usando o ‘android.permission.BIND_ACCESSIBILITY_SERVICE’ para ajudar os usuários com deficiência a usar dispositivos e aplicativos Android. Os aplicativos que não atendem a esse requisito dentro de 30 dias podem ser removidos do Google Play. Alternativamente, você pode remover todos os pedidos de serviços de acessibilidade dentro do seu aplicativo. Você também pode optar por não publicar seu aplicativo.
Além disso, o Google continua dizendo que “violações graves ou repetidas de qualquer natureza resultarão na rescisão da sua conta de desenvolvedor e na investigação e possível rescisão de contas relacionadas do Google”.
Como alguém que usa o recurso de preenchimento de aplicativos do LastPass em uma base diária, esta é uma notícia preocupante. Os usuários do Reddit expressaram muita preocupação com este movimento, e enquanto essa preocupação se justifica, Joao Dias (o desenvolvedor dos AutoTools) disse à Android Police que a declaração do Google sobre isso é muito vaga para ser tomada no momento.