A Asus começou a liberar a mais nova versão do Android em seus aparelhos da linha Zenfone. A Atualização que está disponível desde setembro do ano passado está chegando para os aparelhos da empresa tailandesa, sendo o Zenfone 2 Laser o primeiro smartphone da linha a receber a versão.
A atualização também marcará a saída de bloatwares nos aparelhos da Asus. Os bloatwares são um conjunto de softwares indesejados que acabam ocupando espaço no armazenamento do aparelho e muitas vezes não são nem utilizados pelos usuários, uma vez que estes softwares são pré-instalados pela fabricante através de parcerias ou projetos. Com a instalação do Android 6.0 no Zenfone 2 Laser, o aparelho perderá nada mais nada menos que 22 aplicativos de sua lista. Todos os aplicativos retirados são considerados ‘bloatwares’ ou serão substituídos por outros aplicativos de serviços semelhantes. Confira a lista abaixo:
Omlet REMOVIDO
Data Transfer REMOVIDO
Photo Frame REMOVIDO
ASUS Backup REMOVIDO
Dr. Safety REMOVIDO
What’s Next REMOVIDO
Party Link REMOVIDO
Remote Link REMOVIDO
PC Link REMOVIDO
Yahoo Shopping REMOVIDO
EZ Ding REMOVIDO
TripAdvisor REMOVIDO
Zinio REMOVIDO
iReader REMOVIDO
Dr.eye REMOVIDO
Google+ REMOVIDO
Puffin Browser REMOVIDO
Mirror REMOVIDO
Configurações Google INTEGRADO AO ASUS SETTINGS
Asus Email
Asus Calendar SUBSTITUÍDO PELO GOOGLE AGENDA
Asus Messaging SUBSTITUÍDO PELO GOOGLE MESSENGER
Além das remoções e substituições, a Asus acrescentou um novo aplicativo chamado Dr. Booster, que funciona como um gerenciador para otimizar o desempenho de hardware (tais como memória RAM e arquivos desnecessários), ajudando em jogos e tarefas mais pesadas.
Antes de atualizar seu Zenfone
É importante você não se esquecer de migrar seus aplicativos salvos no cartão de memória para o armazenamento interno antes de atualizar. Com a atualização para o Marshmallow, os Zenfones perdem o suporte ao Apps2SD, ferramenta que suportava a instalação de aplicativos em um SD Card. Com a atualização, o Apps2SD pode ser substituído pelo Armazenamento Adotável, isto é, mesclar o microSD junto do armazenamento interno, fazendo a memória expansiva se comportar como o armazenamento em si.
Também é possível adicionar armazenamentos portáteis, tais como um HD externo ou Pendrives com o auxílio de um cabo OTG.