A Motorola está a poucos meses de voltar ao segmento de smartphones top de linha depois de vários anos. O dispositivo em questão é chamado de Motorola Edge+ e, como revelado hoje pelo XDA Developers, ele será acompanhado por uma versão mais barata chamada de Motorola Edge.
Uma tela de 90Hz e câmeras de alta resolução
Como indicado pelo nome e muito parecido com a variante plus-branded, o Motorola Edge possui um display chamado waterfall completo com bordas curvas acentuadas em ambos os lados e um pequeno furo no canto superior esquerdo para a câmera de selfie.
O painel do dispositivo suporta uma resolução Full HD+ (2340x1080p) e uma taxa de 90Hz. Este último pode ser rebaixado para 60Hz para economizar alguma bateria ou definir para o modo “auto”, que usa IA para sempre mostrar a taxa ideal da qualidade da tela do aparelho.
O aparelho virá com uma tela de 6.7 polegadas. Mas graças a molduras impressionantemente finas tanto acima quanto abaixo do display, além das bordas curvas, ele deve ficar relativamente compacto na mão.
Ao virar o Motorola Edge, é revelado um módulo de câmera longo e vertical que abriga vários sensores, incluindo um sensor principal de 64 megapixels que poderia ser idêntico ao usado no Motorola One Hyper. Ele faz uso da tecnologia que coloca 4 pixels em 1 para produzir fotos superiores de 16 megapixels. Vale lembrar que essa tecnologia já era utilizada pela Asus em seus dispositivos.
Com um snapper ultra grande angular de 16 megapixels, junto à câmera principal ao lado de uma alternativa telefoto de 8 megapixels, poderia fazer o aparelho suportar zoom óptico de 2x ou 3x.
Acompanhando a configuração de câmera tripla está um sistema de foco automático a laser e um flash dual-LED. E para aqueles interessados na câmera de selfie, a Motorola já incluiu um sensor de 25 megapixels.
O Snapdragon 765, uma bateria grande, e um conector para fones de ouvido
A Motorola equipou o Edge com o novo Qualcomm Snapdragon 765 que poderia ser usado dentro do Google Pixel 5 ainda este ano. Não é um chipset emblemático como o Snapdragon 865, mas ainda deve proporcionar uma experiência extremamente rápida para os usuários.
Para ajudar a garantir que as coisas corram da forma mais suave possível, serão supostamente necessários 6GB de RAM, juntamente com 128GB de armazenamento interno. Não há nenhuma informação sobre se outras variantes estão em andamento, mas a contagem de armazenamento deve ser expandida através de um slot para cartão microSD de qualquer maneira.
Como qualquer outro smartphone de 2019, o Motorola Edge será enviado com uma room um pouco mais limpa do Android 10. Neste caso em particular, a experiência de quase stock é provável porque a empresa parece ter abandonado o programa Android One.
Para manter um aparelho com essas especificações, deve ser utilizada uma bateria de 4.500mAh que suporta algum tipo de carregamento rápido com fio, mas o carregamento sem fio não seja suportado. Outros recursos incluem um scanner de impressões digitais na tela e um conector de 3,5 mm para fones de ouvido para fãs leais.
O Motorola Edge também inclui o modem Snapdragon X52 que suporta tecnologia 5G.
Cronograma de anúncios do Motorola Edge
Esperava-se que a Motorola anunciasse seu próximo smartphone na MWC 2020 no final de fevereiro. O evento acabou sendo cancelado, forçando a Motorola a abandonar seus próprios planos, mas a empresa ainda não anunciou uma nova data.
A revelação oficial não deve demorar muito, mas provavelmente não acontecerá este mês por causa da paralisação global gradual sobre a pandemia de coronavírus (COVID-19). Em vez disso, a Motorola provavelmente vai esperar até que a demanda retome, pois não faria sentido lançar um aparelho top de linha em um cenário de crise.
O Motorola Edge será acompanhado pelo flagship Motorola Edge +. Este modelo será praticamente idêntico à versão padrão, mas deve contar com o chipset Snapdragon 865, conectividade 5G. Além disso, terá uma câmera principal de 108 megapixels e uma bateria maior de 5.000mAh.