O mercado global de smartphones dobráveis experimentou um crescimento de 49% ano a ano no primeiro trimestre de 2024, alcançando sua maior taxa de aumento em seis trimestres, de acordo com o mais recente Counterpoint Research Foldable Smartphone Shipment Tracker. Esse aumento foi principalmente impulsionado por elevações significativas nos embarques de vários OEMs chineses. Notavelmente, a Huawei ascendeu ao topo nas remessas globais trimestrais pela primeira vez, superando a Samsung, que havia liderado o mercado de forma consistente.
A transição da Huawei para o 5G nos dobráveis foi um fator determinante para seu crescimento de 257% ano a ano neste trimestre. Há um ano, o portfólio de dobráveis da Huawei consistia apenas de dispositivos LTE. No entanto, no primeiro trimestre de 2024, a proporção de dobráveis com 5G aumentou para 84% do total de remessas da marca.
Lançado em setembro do ano passado, o primeiro dobrável tipo livro 5G da Huawei, o Mate X5, tem sido um dos mais vendidos no mercado de dobráveis da China por três trimestres consecutivos. Em abril de 2024, a Huawei também lançou seu primeiro modelo tipo concha, o Pocket 2, contribuindo significativamente para as remessas do primeiro trimestre. Apesar dos desafios em garantir suprimentos para seu SoC 5G desenvolvido internamente, a Huawei continuará a tratar os dobráveis como prioridade, considerando seu posicionamento de preço mais alto.
Em contraste com o foco da Huawei no mercado chinês, a HONOR e a Motorola alcançaram um crescimento substancial de remessas nos mercados internacionais. A participação de mercado global da HONOR em dobráveis saltou de 3% há um ano para 12% no primeiro trimestre de 2024, tornando-a a terceira maior do setor. Seus embarques fora da China cresceram maciçamente a partir de uma base pequena, impulsionados pelo modelo tipo livro mais fino do mercado, o HONOR Magic V2, que se tornou o telefone dobrável mais enviado da Europa Ocidental no primeiro trimestre de 2024. Da mesma forma, a Motorola aumentou sua participação no mercado global para 11%, ocupando a quarta posição, com o Razr 40 (também conhecido como Razr 2023) se tornando um modelo top na América do Norte.
Foi observado também que, no primeiro trimestre de 2024, os dobráveis tipo livro representaram 55% das remessas globais do mercado dobrável, superando o tipo concha pela primeira vez desde 2021, quando o mercado de smartphones dobráveis começou seu crescimento notável após o lançamento do Samsung Galaxy Z Flip 3. O mercado de conchas, predominantemente liderado pela Samsung, sempre desfrutou de popularidade devido ao seu preço mais acessível, exceto no mercado de dobráveis da China. No entanto, enquanto OEMs chineses como Huawei, HONOR, OnePlus e vivo lançam consistentemente novos produtos tipo livro desde a segunda metade do ano passado, o crescimento no segmento de concha da Samsung desacelerou, resultando em uma reversão entre os tipos populares neste trimestre.
Apesar do aumento dos dobráveis tipo livro, as expectativas permanecem altas para o potencial de crescimento do mercado de conchas este ano, impulsionado por alguns lançamentos de produtos aguardados.
A Samsung pretende recuperar sua liderança no mercado com o próximo Z Flip 6, que promete desempenho e confiabilidade aprimorados. A Huawei também estabelece metas agressivas para o mercado de conchas, planejando adicionar um modelo de preço mais baixo ao seu portfólio. Tanto HONOR quanto Xiaomi estão prontos para entrar na competição de conchas pela primeira vez, intensificando a dinâmica do mercado.