A Microsoft mostrou um claro desinteresse em vender os smartphones da linha Lumia no Brasil. Esse desinteresse vem de tempos, desde que a gigante de Redmond adquiriu o setor de dispositivos da Nokia, antiga proprietária da linha de telefones com Windows Phone.
Apesar da escassez de Lumias no mercado brasileiro, a Microsoft se esforçou para vender alguns modelos que levam o nome da empresa, tais como o Lumia 535, 640 e 640XL, modelos que foram lançados e obtiveram grande popularidade entre os usuários de Windows Phone. Entretanto, desde o lançamento dos Lumias 950, 950XL, 550 e 650, a companhia “cortou” a liberação desses modelos para novos mercados, limitando drasticamente a presença de Lumias para os brasileiros. Vale lembrar que mesmo com a indisponibilidade, todos os aparelhos recém-lançados estão listados como “em breve” na página oficial da Microsoft Brasil.
Entretanto, a Microsoft deve estar preparando a chegada de novos produtos ao Brasil. Ao acessar o site do Ponto Frio, fornecedor oficial dos produtos da Microsoft Store, é possível encontrar imagens do Lumia 650 como divulgação.
O aparecimento do Lumia 650 como “item publicitário” não conclui a chegada dele e outros modelos no país, mas, reforça que a marca Lumia não esteja totalmente morta no mercado brasileiro.
Caso a Microsoft decida finalmente distribuir os novos modelos ao Brasil, será necessário uma total reformulação na presença dos produtos no país. A distribuição dos modelos 535 e 640 (incluindo sua versão XL) foi de grande sucesso, entretanto, os valor cobrado pelos aparelhos eram demasiadamente baixos ou até mesmo muito caros, situação que não trouxe quase retorno de lucro algum a empresa. A presença de aparelhos de outras fabricantes com um custo x benefício melhor e até mesmo a falta de um aparelho Lumia top de linha foram outros fatores que desfalcaram a linha no mercado brasileiro.
Qual o futuro da linha Lumia?
Não é possível confirmar a chegada de novos aparelhos por aqui. Porém, vale notar que a própria Microsoft não se mostra muito interessada em promover seus dispositivos e serviços. O Windows 10 Mobile foi deixado um pouco de mão durante a Microsoft Build 2016 (evento a qual a Microsoft divulga novidades e ferramentas para seus produtos), além da empresa afirmar algumas novas estratégias para o sistema mobile do Windows. Isso atinge diretamente a distribuição de novos aparelhos, porém não podemos afirmar o futuro certo dos aparelhos – algo que talvez nem a própria Microsoft saiba.
Você pode acessar a Microsoft Store clicando aqui. Caso queira visualizar a lista de smartphones e dispositivos da Microsoft Brasil, clique aqui.