A Microsoft anunciou, através do seu canal de suporte oficial, o encerramento do suporte para o Windows 10 Mobile. Com isso, o sistema mobile da companhia não receberá mais atualizações de software, incluindo também updates com patch de segurança, e os serviços da companhia serão desativados – com exceção da loja – que continuará funcionando para aplicativos terceiros.
Com poucos usuários e baixa renda, a Microsoft já desistiu do Windows 10 Mobile há algum tempo. No entanto, as atualizações e suporte continuaram, embora a companhia não obtivesse resultados positivos com o sistema que já atingiu 100 milhões de usuários em sua melhor época.
Serviços afetados com o encerramento do Windows 10 Mobile
Com o encerramento do sistema, serviços como o backup de dados na nuvem, atualizações de segurança e serviços de suporte serão afetados.
Segundo a Microsoft, a loja do Windows 10 Mobile continuará em funcionamento. Entretanto, a companhia deixou claro que aplicativos podem não ser mais seguros com o rompimento do suporte do sistema.
WhatsApp, Instagram, Facebook e outros
Seguindo a decisão da Microsoft, é indispensável que aplicativos sociais importantes como o WhatsApp também deixarão de oferecer suporte à plataforma. Embora não anunciado, os principais aplicativos, que também já não recebem tantas atualizações frequentes, poderão em breve anunciar o fim do suporte para o sistema.
Usuários corporativos
O sistema da Microsoft caiu no gosto dos usuários corporativos e governos. A polícia Alemã adquiriu centenas de aparelhos do tipo. Para esses usuários, a Microsoft também informou que não vai realizar atualizações e que o suporte também será encerrado, assim como nos usuários comuns.
Recomendações da Microsoft
Tanto para esses usuários corporativos, bem como aos usuários comuns, a companhia recomenda que os clientes adquiram dispositivos com Android e iOS.
A recomendação gerou surpresa, uma vez que a companhia finalizou o seu próprio sistema mobile indicando seus dois maiores concorrentes.
Se você ainda é fã do sistema da Microsoft, talvez seja melhor largá-lo de vez agora.