- Publicidade -

Ministério Público quer que Microsoft mantenha a Fundação Nokia

Fundação corre risco de fechar às portas

Fundação Nokia corre o risco de fechar as portas após venda da fábrica da Microsoft em Manaus

A Microsoft anunciou em Outubro do ano passado a venda da fábrica da Nokia em Manaus, fábrica esta que mantinha o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e a Fundação Nokia. Com a venda da fábrica, o futuro do INDT e da Fundação Nokia são insertos, segundo um comunicado da Microsoft logo após a venda da fábrica:

- Publicidade -

A Fundação Nokia e o INDT eram parte dos investimentos da fábrica. E por isso, com o apoio integral da Microsoft, a Fundação e o INDT estão a procura de outras frentes de financiamento. A Microsoft, no entanto, vai garantir que todos os alunos atualmente matriculados na Fundação Nokia finalizem o curso” – revelou a companhia.

Apesar do pronunciamento, a Microsoft vai manter o instituto até 2017. Os processos seletivos para novas turmas do Instituto foram cancelados, algo que não agradou nem um pouco o Ministério Público Federal do Amazonas, que além de exigir o reativamento do processo seletivo, vai tornar réu a Microsoft Mobile Tecnologia Ltda e a Nokia Finland OY para manterem obrigatoriamente o instituto diante ao decreto de Ação Cominatória de nº 0606441-98.2016.8.04.001.

Segundo a Promotora de Justiça Kátia Maria Oliveira, titular da 47ª Promotoria de Justiça de Fundações e Massas Falidas (PJFMF), além do desrespeito à legislação brasileira, a decisão da Microsoft de fechar a Fundação Nokia de Ensino contraria a vontade do fundador, causando prejuízo a toda a sociedade amazonense.

“No caso das fundações, impera a vontade do fundador. A Fundação Nokia de Ensino foi instituída com o objetivo de aprimorar e incentivar o ensino na cidade de Manaus. E, sendo esta a vontade do instituidor, cabe ao Ministério Público, que é o órgão encarregado de velar pelas fundações, agir nesse sentido”, justifica.

A Microsoft e a Nokia ainda não comentaram sobre o assunto. É indispensável que a Microsoft decida continuar com o instituto, já que ele é referência em todo o país e ajuda muitos jovens com o ensino médio e técnico com ensinamentos para a vida.

 

- Publicidade -