Segundo Jez Corden, do WindowsCentral, a próxima geração do Xbox da Microsoft contará com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) capaz de executar algumas tarefas de inteligência artificial, incluindo a tecnologia de upscaling de resolução automática, conhecida como Auto SR. Corden menciona que fontes confiáveis revelaram que o novo hardware será capaz de realizar funções como Super Resolução automática sem sobrecarregar a CPU ou GPU do console.
Talvez uma das funcionalidades mais promissoras seja uma forma de Copilot, que oferecerá orientações dentro dos jogos sem a necessidade de consultar websites. Isso representa um avanço significativo, embora o uso dessas ferramentas no Xbox provavelmente seja limitado em comparação com as configurações padrão em dispositivos iOS ou Android.
Corden inicialmente sugeriu que o acelerador de IA (NPU) seria fabricado pela Qualcomm, mas depois afirmou que o fabricante ainda é desconhecido. “Atualmente, o fabricante é desconhecido, mas é mais provável que seja a AMD”, ele acrescentou.
- Leia também: PlayStation London Studio: Estúdio importante da Sony encerra atividades e agrava crise no mercado
Além disso, a nova geração do Xbox será um “design de referência” permitindo que outros fabricantes criem seus próprios dispositivos de jogo baseados nesta tecnologia da Microsoft. Isso pode abrir novas possibilidades para o mercado de consoles de jogo.
Outra notícia interessante é que a Microsoft está trabalhando em um chatbot de IA para o Xbox, conforme relatado pelo The Verge. Esse bot poderia automatizar tarefas como reembolsos de jogos. Não está claro se este chatbot está relacionado ao Copilot mencionado por Corden, mas é um desenvolvimento que merece ser acompanhado.
Segundo Haiyan Zhang, gerente geral de IA para jogos da Xbox, um protótipo desse agente virtual está sendo testado internamente para facilitar e agilizar o suporte aos jogadores, utilizando linguagem natural para consultar tópicos de suporte da Xbox.
Essas inovações mostram que a Microsoft está investindo pesado em recursos de inteligência artificial para melhorar a experiência dos usuários do Xbox, marcando um novo capítulo no mundo dos videogames.