O Tribunal Superior da Espanha emitiu uma ordem para a suspensão imediata do serviço de mensagens Telegram no país. A decisão veio depois que conglomerados de mídia acusaram o aplicativo de permitir que usuários compartilhassem seu conteúdo sem a devida autorização.
A partir de segunda-feira, haverá interrupção do acesso ao Telegram em todo o território espanhol. A ação legal foi motivada por solicitações de gigantes da mídia, como Atresmedia, EGEDA, Mediaset e Telefónica (TEF.MC).
Segundo fonte judiciária, o juiz Santiago Pedraz determinou o bloqueio do Telegram para que as alegações possam ser devidamente investigadas. As operadoras de telefonia móvel serão as responsáveis por efetivar o bloqueio dos serviços do aplicativo.
Até o momento, o Telegram não emitiu nenhum comentário sobre a suspensão. Da mesma forma, um porta-voz do Tribunal Superior também não se pronunciou a respeito.
O Telegram é o quarto serviço de mensagens mais utilizado na Espanha, de acordo com o órgão regulador de mercado CNMC, sendo escolhido por quase 19% dos espanhóis pesquisados.
A empresa anunciou que, no ano de 2023, contava com mais de 700 milhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo, o que destaca sua relevância no cenário global de comunicação digital.
Esta suspensão levanta um sinal de alerta para o debate sobre direitos autorais na era digital e a regulamentação de plataformas que permitem a difusão de conteúdo de maneira rápida e abrangente.
Ficamos no aguardo de mais atualizações sobre as medidas legais e possíveis repercussões dessa decisão tanto na Espanha quanto no panorama internacional de serviços de mensagem instantânea.