Pensando em um mercado dominado pela Netflix, o Facebook está começando a investir em séries. Nesta semana, a rede social mais popular do mundo, anunciou seus novos títulos oficiais.
Returning the Favor, ou Devolvendo o Favor, foi o primeiro anunciado. A série fala sobre comunidades que se autoajudam. Já o segundo ainda não possui um nome oficial, mas revela a rotina de jogadores de basquete.
Nosso objetivo e tornar o Facebook um lugar onde as pessoas podem se juntar para falar sobre um vídeo. Para ajudar a fazer isso acontecer, nós estamos investindo em um pequeno grupo de parceiros e criadores para o teste de vários tipos de shows que constroem uma comunidade — desde esportes e comédias a jogos. Nós estamos focando em programas episódicos e auxiliando nossos parceiros a entenderem o que funciona em vários tópicos diferentes. Estamos fundando esses shows de forma direta agora, mas com o tempo queremos ajudar vários criadores para que possam fazer vídeos financiados pelo lucro de produtos, como anúncios. — Disse Nick Grudin, executivo do Facebook.
Concorrência para a Netflix?
O Facebook é bem conhecido por despertar o interesse em dominar cenários já dominados por outras empresas pioneiras. A exemplo disso, temos o Snapchat, que está em declínio justamente por que sua principal função já existe no Whatsapp, Instagram, Facebook e até no Messenger.
Presumindo que o Facebook vá investir pesado em séries, ainda é cedo para dizer se a companhia de Mark Zuckerberg é uma ameaça para a Netflix. A Netflix tem um catálogo de filmes e séries inalcançável, até o momento, além de um público inestimável.
Vamos acompanhar para saber como será essa nova disputa de território entre Facebook e Netflix.