A Netflix usou seu relatório de lucros do terceiro trimestre para criticar a União Europeia sobre uma nova cota de conteúdo para serviços de streaming.
A UE, escreve o diretor-executivo da Netflix Reed Hastings no relatório, está “atualmente reescrevendo suas regras audiovisuais” que exigirão que serviços de streaming como a Netflix “dediquem um mínimo de 30% de seu catálogo a obras europeias”. O relatório da Netflix reconheceu que um público específico incentivou mais programação original regional para o público internacional, mas sugeriu que a aplicação de cotas em um serviço de streaming poderia ter efeitos negativos indesejados.
“Preferiríamos nos concentrar em tornar nosso serviço excelente para nossos membros, o que incluiria a produção de conteúdo local, em vez de satisfazer cotas, mas prevemos que uma cota de conteúdo regional que se aproxime da participação da região em nossos membros globais só reduzirá marginalmente a satisfação dos membros”, diz o relatório. “No entanto, as cotas, independentemente do tamanho do mercado, podem impactar negativamente tanto a experiência quanto a criatividade do cliente. Acreditamos que uma maneira mais eficaz de um país apoiar um conteúdo local forte é incentivar diretamente os criadores de conteúdo local, independentemente do canal de distribuição.”
A Netflix já possui um extenso catálogo de conteúdo internacional. Hastings e Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, falaram longamente sobre o desenvolvimento de séries e filmes originais para um público fora da América do Norte. O Financial Times publicou em abril que a Netflix tinha planos de “dobrar seus gastos com produção na Europa”, gastando aproximadamente “US$ 1 bilhão este ano, [e] produzindo 100 programas em 16 países”.
“O que está na minha cabeça é compartilhar o melhor conteúdo do mundo, seja anime japonês, telenovelas turcas, o filme dos nórdicos”, disse Hastings ao Financial Times. “Eu nunca fui muito centrado em Hollywood.”
Há incentivos extras para a Netflix investir em conteúdo internacional. Quase 79 milhões do total de 137 milhões de assinantes da Netflix são internacionais, de acordo com os lucros da empresa. Dedicar espaço a esse público em rápido crescimento (acima dos 72 milhões do último trimestre) não é apenas algo que satisfaz a UE – é um negócio inteligente.
“Também continuamos expandindo nossos originais internacionais, com projetos abrangendo Índia, México, Espanha, Itália, Alemanha, Brasil, França, Turquia e todo o Oriente Médio, para citar apenas alguns”, diz o relatório de lucros. “Na Índia, nossa série de sucesso, Sacred Games, foi seguida por Ghoul no final de agosto. La Casa de las Flores, nosso mais recente original mexicano, tornou-se um grande sucesso.”