Nintendo Switch
O Nintendo Switch é ótimo para muitas coisas, mas quando se trata de jogar jogos retrospectivos, é melhor procurar algo como o SNES Classic do que o console da geração atual da Nintendo.
Ou, se você é como Tim Lindquist, um estudante de modificação de hardware / engenharia elétrica na Iowa State University, você constrói seu próprio console Switch-esque, que através do poder do software de emulação de código aberto, não só pode jogar jogos de Nintendo retros, Mas, basicamente, qualquer título retro que você possa imaginar, via Hackaday.
O dispositivo de Lindquist – habilmente chamado de “Nintimdo RP” – vai além de ser um simples emulador de framboesa. Em vez disso, como a própria mudança real, é um console portátil de pleno direito.
A compilação da Lindquist é uma caixa personalizada impressa em 3D, construída em torno da framboesa Pi sempre popular com um microcontrolador adicional para conectar as entradas de botão físico ao processador principal.
E o todo corre uma bateria de 10.000mAh, recarregável pela MicroUSB. Do lado do software, o Nintimdo RP executa o RetroPie, com o EmulationStation profissional em destaque para dar-lhe uma sensação mais polida.
O dispositivo ainda melhora o Switch de algumas maneiras
O dispositivo ainda melhora o Switch de algumas maneiras: há uma tela sensível ao toque de 7 polegadas que é realmente maior que a de um switch real. As portas também são melhoradas – há uma porta HDMI, que desliga automaticamente a tela e muda o vídeo para uma TV quando conectado para uma experiência Switch-like, juntamente com duas portas USB comuns para conectar acessórios (dado que ainda está executando um versão do Linux, você pode até mesmo, em teoria, conectar um mouse e teclado e apenas usá-lo como um computador).
Tudo o que realmente falta são os controladores Joy-Con removíveis – e, como esses trabalham com Bluetooth, não há motivo para que você não possa usá-los com o Nintimdo RP, também.
O Lindquist começou a colocar alguns dos códigos-fonte e modelos 3D que você precisaria criar no Github, com um tutorial mais completo nas obras para o futuro também.