O mundo dos carros autônomos
O Caminho da Autonomia Completa
No início deste mês, o desenvolvedor de sistemas informáticos e fabricante de chips NVIDIA anunciou um novo computador artificialmente inteligente (AI) que alegava ser capaz de suportar carros autônomos em sua totalidade. Isso provavelmente explica por que, na quinta-feira, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, disse que a AI permitiria carros totalmente automatizados dentro de quatro anos.
“Não levará mais de 4 anos para ter carros totalmente autônomos na estrada. Quanto tempo leva para a grande maioria dos carros na estrada para se tornar isso, isso realmente depende “, disse Huang à imprensa após um evento NVIDIA em Taipei, de acordo com a Reuters.
De acordo com os padrões estabelecidos pela Society of Automotive Engineers (SAE), um veículo totalmente autônomo se enquadra em um ranking de Nível 5. A maioria, se não todos, dos veículos sem motorista de hoje estão abaixo do Nível 3, não sendo totalmente autônomo. O CEO e fundador da Tesla, Elon Musk, disse que Tesla alcançaria o Nível 5 em breve, o que a General Motors disse que é impossível.
Do Gamer ao Game Changer
Todos os que jogaram um videogame nos últimos anos provavelmente estão familiarizados com a NVIDIA como criadora dos chips de unidade de processamento de gráficos avançados (GPU) que deram aos seus jogos um visual mais realista. A empresa já se aventurou em um mundo mais amplo de tecnologias de chips, incluindo AI, automóveis auto-dirigidos, realidade virtual e computação de alto desempenho.
A NVIDIA vem investindo em chips de AI para sistemas automatizados, que se tornou um movimento valioso desde que os maiores nomes da tecnologia começaram a remodelar seus modelos de negócios para se concentrarem na AI. “Há muitas tarefas em empresas que podem ser automatizadas … a produtividade da sociedade aumentará”, observou Huang.
Os veículos auto-dirigidos e os sistemas automáticos que os movem são apenas uma das aplicações mais imediatas desta tecnologia. Os chips poderosos da NVIDIA poderiam tornar os carros sem excitadores mais capazes de tornar as estradas mais seguras, reduzindo ou mesmo eliminando completamente o erro humano.