O brinquedo do momento pode ter despertado o interesse de milhões de jovens em todo o mundo. O que muita gente não sabe, é que o Fidget Spinner ‘nasceu’ para uma função muito mais importante do que ser apenas um brinquedo.
Apesar de não ser cientificamente comprovado, o Spinner foi criado para ajudar na tranquilização de pessoas com deficit de atenção, hiperatividade, ansiedade e stress.
Os primeiros passos do brinquedo foram dados pela engenheira química Catherine Hettinger, inventora e “instigadora” dessa nova mania. O brinquedo foi criado originalmente no ano de 1993 para servir como apoio para o acúmulo de energia de crianças, além de ajudar no tratamento de ansiedade, autismo e transtorno de deficit de atenção e hiperatividade.
Catherine buscou empresas de brinquedos que pudessem investir em uma produção em massa do que disse ser a primeira versão do Spinner. Infelizmente, nenhuma empresa avançou nas negociações, o que pode ter deixado muita gente arrependida nos tempos de hoje.
CenaZERO: Já é possível alugar equipamentos de filmagem via internet
O Fidget Spinner no combate da Ansiedade e Stress
Considerado por muitos como o mal do século, a Ansiedade pode ser definida por muitos outros termos no dicionário, mas na prática, só quem sente de verdade esse mal pode traduzir o quão ruim é.
Suar, tremer, gaguejar… enfim, todos os sentimentos mais ruins do ser humano ficam a flor da pele quando ele está sofrendo com a ansiedade.
Por outro lado, temos o stress. Ele pode causar queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são sintomas que podem indicar estresse. O estresse está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas como alergias e tensão muscular, por exemplo.
Pessoas que sofrem dos transtornos acima, podem sempre estar buscando soluções para reduzir ou combater a ansiedade e o stress.
O Spinner pode ser um bom remédio para a ansiedade, uma vez que o brinquedo pode ocupar uma das mãos ou tomar o tempo de ansiosos. Quem é Ansioso sabe o quanto é difícil não roer as unhas, e ele funciona quase como um remédio para tal ocasião.
Para o stress, o jeito é se ocupar com algo, seja com uma bolinha para apertar, um soprador, e até mesmo um Spinner.
Segundo o livro “Fidget To Focus: Outwit Your Boredom: Sensory Strategies For Living With ADHD” o Spinner serve como uma ferramenta de concentração para o cérebro, fazendo com que áreas se ocupem em vez de distraírem o resto dele com algum pensamento pouco importante, é exatamente o remédio que pode contornar a ansiedade e o stress.
Por outro lado
De acordo com a psiquiatra Deisy Porto, da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), não há qualquer estudo ou evidência científica que comprove as propriedades anti-estresse ou que recomendem qualquer brinquedo na melhora de déficit de atenção, hiperatividade ou autismo.
Mais estudos são necessários para comprovar teorias. Enquanto os estudos não são feitos, o Spinner se torna cada vez mais uma divertida atração par crianças e adolescentes.